ABERTURA X FISCALIZAÇÃO

Prefeitura de Goiânia ainda não estabeleceu novas ações de fiscalização

Comitê de fiscalização da Covid-19 irá se reunir na terça (14) para definir novas ações de fiscalização dos estabelecimentos


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 13/07/2020 às 19:56:55

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A 12 horas da abertura do comércio na capital, a prefeitura de Goiânia ainda não preparou novas ações de fiscalização dos estabelecimentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, o Comitê de fiscalização da Covid-19 irá se reunir nesta terça-feira (14), para que as novas diretrizes sejam estabelecidas.

A abertura já estava prevista quando o Paço municipal se alinhou às medidas do governo do estado na quarentena 14×14. Entretanto, o prefeito Íris Rezende (MDB) publicou um decreto nesta segunda (13) suspendendo a medida e abrindo praticamente toda a atividade econômica na capital, incluindo restaurantes, bares, feiras especiais, camelódromo e região da Rua 44.

No final da tarde desta segunda, a SMS publicou os protocolos sanitários de segurança para comércios e serviços. A norma estabelece uma série de medidas de segurança, além de critérios para a retomada das celebrações religiosas e das atividades em academias, abrigos e instituições de cuidado, hotéis, unidades de saúde, praças e parques. Entretanto, ainda não se sabe como o poder público irá fiscalizar o cumprimento dessas medidas.

Aglomeração mesmo durante a restrição

Mesmo no período em que a abertura dos estabelecimentos estava restrita, com a proibição de funcionamento de algumas áreas e escalonamento de abertura, muitos comerciantes e empresários continuaram a funcionar. No dia 24 de junho, uma série de vídeos mostrando muita aglomeração na região da rua 44 circularam nas redes sociais.

Na época, a Associação Empresarial da Região 44 (AER-44) afirmou que as lojas da região permaneceram sem funcionar desde que o decreto estadual que determinou o fechamento do comércio entrou em vigor, no dia 17 de março. Apesar disso, os vendedores ambulantes continuaram com suas atividades no local, mesmo diante da restrição.

Coronavírus em Goiânia

De acordo com informações da SMS, a capital tem 9.777 casos de Covid-19, dos quais 383 foram registrados nas últimas 24 horas. Além disso, foram confirmadas 267 mortes pela doença.