Transparência

Prefeitura de Formosa passa a usar aplicativo Colab.re

Através do programa, os cidadãos podem enviar solicitações públicas diretamente para a administração pública

Aplicativos

Jose Abrão
Do Mais Goiás | Em: 06/06/2017 às 08:40:26

Formosa passa a usar Colab.re, já usado em grandes cidades (Divulgação)
Formosa passa a usar Colab.re, já usado em grandes cidades (Divulgação)

A cidade de Formosa, a 282 km de Goiânia, adotou o aplicativo Colab.re. Segundo o site local Formosa Agora, a iniciativa veio da própria prefeitura com a intenção de estreitar os laços com a população e agilizar a solução de problemas simples, como postes apagados ou a tapagem de buracos.

O aplicativo já está na praça há algum tempo e já foi adotado por prefeituras de grandes cidades, como Porto Alegre, Natal, Teresina, Curitiba, Niterói e Santos.

O Colab.re funciona de uma forma bem simples: com uma interface parecida com a do Instagram, o cidadão registra um problema, como um buraco na rua, semáforos apagados ou uma batida de carros, e envia pra prefeitura. A solicitação é pública, assim como a resposta da administração, o que significa que todos os usuários da plataforma podem acompanhar o diálogo.

A ideia por trás do programa é cortar através da burocracia: ao invés de ter que ligar pra prefeitura e passar por todos os canais necessários, o aplicativo torna o contato direto, supostamente acelerando a solução destes problemas mais básicos.

O aplicativo já está em funcionamento na cidade e, de acordo com o site, a prefeitura teria prometido uma estrutura dedicada para dar solução às solicitações em no máximo 48h.