Imunização

Goiânia antecipa vacinação contra gripe para segundo grupo prioritário

Faz parte desse grupo presos, gestantes, motoristas e presos. Antecipação ocorre após a boa cobertura vacinal de idosos e profissionais da Saúde


Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 13/04/2020 às 16:30:44

Professores e adultos de 55 a 59 anos são prioritários na nova fase de vacinação contra a gripe (Foto: Divulgação / SES)
Professores e adultos de 55 a 59 anos são prioritários na nova fase de vacinação contra a gripe (Foto: Divulgação / SES)

A Prefeitura de Goiânia decidiu antecipar, para a próxima terça-feira (14), o início da vacinação contra a gripe para gestantes, motoristas, presos e doentes crônicos. Eles compõem do segundo grupo prioritário de imunização e a previsão era que a vacinação fosse iniciada na próxima quinta-feira (16).

A gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Polyana Braga, explica que a decisão ocorreu pelo fato da pasta atingir mais de 100% na cobertura de vacinação de idosos e mais 50% em trabalhadores da Saúde; pessoas que compõem o primeiro grupo prioritário de imunização. Em números, foram vacinadas 135.082 idosos de 60 anos ou mais e quase 40 mil profissionais da Saúde.

Agora, segundo Polyana, a segunda fase iniciará com um estoque de seis mil doses disponíveis. Serão incluídas a esse quantitativo as ampolas que sobrarem das 25 mil que foram disponibilizadas para imunização nesta segunda-feira (13).

“Vale ressaltar que não iremos receber o quantitativo exato de doses. O Ministério da Saúde mandará quantidade fraccionadas em todo o decorrer da vacinação, que segue até o dia 22 de maio. É possível afirmar que ainda nessa semana receberemos mais doses”, pontua.

Ela explica que a vacinação ocorrerá nos 72 pontos espalhados pela cidade. Já o esquema de drive-thru instalado no Shopping Flamboyant funcionará apenas até a próxima sexta-feira (17). Isso porque há previsão que o governador Ronaldo Caiado (DEM) faça uma revisão sobre o decreto de isolamento social e isso pode levar o retorno de alguns serviços. O que estava realizado no Detran e no Shopping Passeio das Águas não funcionarão nessa etapa.

“Não vamos fazer um compromisso porque se os shopping voltarem ao funcionamento, o esquema de drive-thru será inviável para ser realizado no centro de compras. Foi uma iniciativa que tivemos para os idosos e que deu certo. Há a possibilidade de avaliação para realizar esse esquema em outro lugar dependendo da demanda”, ressalta.

Nessa etapa, o grupo prioritário é formado por gestantes; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. “É muito importante que pessoas que realmente tenham doença crônica leve um relatório médico que comprove a doença”, explica.

Professores que faziam parte do segundo grupo, mas com a suspensão das aulas foram remanejados para o terceiro. Ele será composto, além dos professores, crianças acima de seis meses, puérperas de até 45 dias, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos e indígenas. A vacinação dessas pessoas está prevista para o próximo dia 9 de maio.