Artur Dias
Do Mais Goiás

Prefeitos da região do Vale do São Patrício decretam lockdown

Região é uma das seis enquadradas pela SES como situação de calamidade por causa da Covid-19

Prefeitos da região do Vale do São Patrício decretam lockdown
(Foto: Reprodução)

Sete prefeitos da região do Vale do São Patrício anunciaram, em conjunto, a adoção de lockdown em seus municípios. A decisão foi tomada em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (18), e que foi provocada pela divulgação de um mapa – elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde – no qual a região e outras cinco aparecem em “situação de calamidade” causada pela covid-19.

Participaram os prefeitos das cidades de Nova América, Rialma, Ceres, Ipiranga, Rianópolis, Rubiataba e Itapaci. Nesses municípios só poderão funcionar os serviços essenciais. Todas as demais atividades devem permanecer fechadas. O município de Itapaci já se adiantou e publicou o decreto no mesmo dia da reunião, com validade de 15 dias.

O decreto do lockdown dos demais municípios deve ser publicado na próxima segunda-feira (22), com detalhes sobre as restrições e período de duração.

Outra região que também deliberou sobre medidas de combate à pandemia foi a sudoeste 1. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (19) e contou com a presença dos prefeitos de Maurilândia, Acreúna, Turvelândia, Castelândia, Santa Helena de Goiás, Porteirão e Santo Antônio da Barra

Nesses municípios as restrições foram mais brandas. Os bares só poderão funcionar até às 22 horas e as igrejas só poderão realizar seus cultos com 30% da sua capacidade máxima. Além disso, será proibida qualquer tipo de aglomeração.

Outras regiões

De acordo com a Federação Goiana de Municípios (FGM), municípios de outras regiões ainda estão aguardando para tomarem decisões em conjunto. Elas devem acontecer a partir da próxima segunda-feira. Por meio da assessoria de imprensa, a federação informou ao Mais Goiás que está orientando os prefeitos a seguirem as orientações da nota técnica da SES.

Segundo a FGM, cada município tem sua autonomia e muitos deles tem sua própria metodologia de enfrentamento à pandemia. Apesar disso, a recomendação é que todos sigam os protocolos e medidas sugeridas pelas autoridades de saúde.

No total, seis regiões foram enquadradas pela SES como situação de calamidade. Entorno Sul; Estrada de Ferro; Nordeste II; Oeste I; Rio Vermelho e São Patrício I. Juntas, essas áreas somam 89 municípios, o que corresponde a 36% das cidades goianas.

Covid-19 em Goiás

De acordo com boletim publicado nesta sexta pela SES, Goiás já registrou 378.996 casos e 8.230 mortes por Covid-19. A pasta comunicou também que já foram aplicadas 187.456 doses das vacinas contra a doença.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500