Do Mais Goiás

Prefeito e vice de Mutunópolis são afastados do cargo por 90 dias

Eles são acusados de usar bens do município para a construção de três mata-burros, retirada de areia e construção de uma represa

Júnior do Jonas (PSD) foi afastado da prefeitura por 90 dias (Foto: Reprodução/Facebook)
Júnior do Jonas (PSD) foi afastado da prefeitura por 90 dias (Foto: Reprodução/Facebook)

Na última terça-feira (6) o prefeito e a vice-prefeita de Mutunópolis foram afastados dos cargos por 90 dias. Júnior do Jonas (PSD) e Maria Vaz de Carvalho (PSD) são acusados pelo advogado da base de vereadores, Eder César de Castro Martins, de improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia, os dois teriam usado bens do município – funcionários, maquinários e veículos – para a construção de três mata-burros, retirada de areia e construção de uma represa em uma fazenda no município de Amaralina.

Segundo o vereador Carlos Antônio Soares (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mutunópolis, sete vereadores votaram a favor do afastamento. Dois foram contra. “Eu quis arquivar o caso, mas como a maioria votou a favor do afastamento, a lei permaneceu. Foi criada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as denúncias de improbidade durante este período”, afirmou.

Segundo ele, na denúncia não foi apontado se Júnior do Jonas e Maria Vaz utilizaram alguma quantia da Prefeitura para benefício próprio. “Eles ainda não se posicionaram sobre a denúncia, estamos aguardando, pois a lei é para todos. Soube que o prefeito está viajando”, conclui o parlamentar.

Ao ser notificado oficialmente da decisão do Legislativo, Carlos Antônio Soares deve ser empossado oficialmente como prefeito interino. No lugar dele na Câmara assume o vice-presidente Carlito Matias de Mendonça. Durante o processo, o prefeito Júnior do Jonas e a vice-prefeita Maria Vaz continuam recebendo os salários normalmente, até que seja proferida a decisão definitiva do processo.

O Mais Goiás tentou contato com a prefeitura de Mutunópolis, mas até o fechamento desta matéria as ligações não foram atendidas. Contudo, o espaço está aberto caso o prefeito e a vice-prefeita queiram se manifestar.