Esperanças

Prefeita de Doverlândia apresenta leve melhora, mas segue internada no Hugol

Zildinha está há mais de um mês na unidade. Filho diz que melhora renova as esperanças para a recuperação da mãe

Cidades

Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 02/10/2019 às 17:08:15

A prefeita estava na UTI do Hugol desde 31 de agosto, após cair de uma mula (Foto: Divulgação)
A prefeita estava na UTI do Hugol desde 31 de agosto, após cair de uma mula (Foto: Divulgação)

A prefeita de Doverlândia, Zilda de Rezende Araújo Machado (MDB), mais conhecida como Zildinha, apresentou uma leve melhora no estado de saúde. A informação foi confirmada pelo filho dela, Amílcar Machado Júnior. Apesar disso, ela ainda segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência Governador Otávio Lage (Hugol), onde está internada há mais de um mês.

Segundo Amílcar, a prefeita já respira sem ajuda de aparelhos e a equipe médica aguarda a melhora das funções renais para transferi-la da UTI para o quarto. Com o novo diagnóstico, o filho renova as esperanças para a recuperação da mãe. “Nós recebemos essa notícia com muito alívio. Os médicos nunca esconderam a real gravidade do estado de saúde dela. A gente vê que tudo isso é uma milagre”, destaca.

Amílcar conta que muitos moradores da cidade ainda fazem vigílias e orações. Toda essa mobilização, segundo ele, aumenta as expectativas. “Ela é uma pessoa muito amável e tudo o que pode fazer pela comunidade ela fez. Eu vejo que todo esse carinho é o retorno do bom trabalho que ela vem realizando para as pessoas”, afirma.

Amílcar conta que a cidade está sob administração da vice-prefeita Genilva (PRB). “Contamos com que haja a continuidade do trabalho feito pela minha mãe. A cidade está se reerguendo de outras administrações frustradas. A gente torce para que as obras e toda a nossa luta não seja esquecida”, ressalta.

O também secretário da saúde conta que aguarda a alta da UTI para transferi-la para outra unidade de saúde. Isso porque ela precisa de local onde tenha reabilitação neurológica. Amílcar explica que ainda não se sabe se a gestora poderá ter alguma sequela do acidente.

Relembre o acidente da prefeita de Doverlândia

Zildinha foi submetida a um procedimento cirúrgico de emergência após cair de uma mula durante a abertura da Festa da Queima do Alho de Doverlândia. A prefeita participava de uma cavalgada tradicional para início das festividades, quando o animal que montava se assustou com fogos de artifício e fez com que a mulher caísse.

Ela bateu a cabeça no asfalto. No momento do acidente, a cortejo passava pela Avenida Rio do Peixe, entre a Praça Nova República e a Feira Coberta, no centro da cidade.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros. Ela foi encaminhada em estado grave para o Hospital Municipal de Doverlândia e em seguida transportada até a cidade de Iporá. De lá, seguiu para o Hugol.