Mais barato

Preço da cebola abaixa em todo o país

Motivo é a chegada do inverno e a queda das temperaturas, que favorecem a produção


Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 18/06/2019 às 20:00:13

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A produção goiana, paulista e mineira de cebola abaixa o preço do legume nos principais mercados atacadistas do país. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que publicou o sexto boletim hortigranjeiro nesta terça-feira (18).

De acordo com o relatório, a maior redução foi na Central de Abastecimento (Ceasa) do Recife com 17%. Em segundo lugar ficou o Ceasa de Vitória, com valores 13% mais baixos.

O documento explica ainda que o legume vinha de alta nos últimos meses, mas que o clima ameno e a chegada do inverno favoreceram a produção, o que garantiu maior oferta e redução do preço.

“A pulverização da produção nesta época do ano contribui para a queda de preços, pois os mercados são abastecidos por vários estados”, disse a gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Fraga.

Outras reduções

Além da cebola, foi apurada também a redução de preços em frutas como o tomate, que vinha sendo campeão de altas nos últimos meses. Além dele, a batata também teve seu valor bastante reduzido, com destaque para Vitória/ES (20,8%), Goiânia/GO (19,1%), Recife/PE (17,6%) e Rio de Janeiro/RJ (16,8%).