Operação Sofisma

Polícia Civil faz operação para apurar superfaturamento em contratos com blogs e sites

Policiais cumprem 17 mandados de busca e apreensão em Goiânia e no interior; contratos foram celebrados por Agecom e Detran a partir de 2014


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 23/01/2020 às 08:58:35

Foto: Reprodução/PC
Foto: Reprodução/PC

A Polícia Civil do Estado de Goiás cumpre na manhã desta quinta-feira (23) 17 mandados de busca e apreensão. A investigação apura fraudes na contratação entre a Agecom, atual Agência Brasil Central (ABC), Detran e empresas de comunicação digital. Os mandados são cumpridos em Goiânia e no interior pela Operação Sofisma.

Entre os mandados estão a jornalistas responsáveis por blogs e sites, como Canal do Gama, Blog do Cleuber Carlos, Goiás 24 Horas, entre outros.

A apuração da Polícia Civil constatou que os contratos, firmados a partir de 2014, entre a Agecom, Detran, blogs e sites para divulgação de campanhas educativas relacionadas a diversos órgãos do Estado de Goiás seriam superfaturadas.

Os mandados estão sendo cumpridos em órgãos públicos e domicílios dos investigados. Alvos da investigação estão sendo interrogados na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública. 

Mais de 100 policiais civis, delegados, agentes e escrivães participam da operação.

Respostas

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Agência Brasil Central (ABC), por meio de nota, afirmam que apoiam e colaboram com a Policia Civil.

Leia a nota completa do Detran:

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) esclarece que apoia completamente e vem colaborando com a Policia Civil, que, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/1) a Operação Sofisma. A ação investiga antigos contratos de mídia com suspeita de superfaturamento firmados entre a extinta Agecom e o Detran-GO com blogs e sites em gestões anteriores do Governo de Goiás. Detalhes sobre a Operação serão divulgados pela Dercap em entrevista coletiva às 11 horas, na sede da delegacia.

Leia a nota completa da ABC:

A Agência Brasil Central (ABC) informa que apoia completamente e vem colaborando com a Policia Civil, que, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/1) a Operação Sofisma. A ação investiga contratos de mídia com suspeita de superfaturamento firmados entre a extinta Agecom e o Detran-GO com blogs e sites em gestões anteriores do Governo de Goiás. Detalhes sobre a Operação serão divulgados pela Dercap em entrevista coletiva às 11 horas, na sede da delegacia.

 

Decisão judicial para busca e apreensão

Operação tem como alvo contratos superfaturados de publicidade a partir de 2014 (Foto: Reprodução)

Mandado de prisão e apreensão tem alvo jornalistas (Foto: Reprodução)