Retrospectiva

Pokémon Go, Trump e iPhone 7 foram termos mais pesquisados no Google

O zeitgeist de 2016, resumido




O Google divulgou O Ano em Pesquisa, revelando quais foram os termos mais pesquisados pelo mundo afora. Mundialmente, os termos mais pesquisados foram uma pessoa, um celular e um video game: Donald Trump em terceiro lugar, iPhone 7 em segundo lugar e Pokémon Go, em primeiro.

 

Parece que muita gente queria entender sobre o que diabos era esse joguinho, assim como entender quem é o novo presidente eleito dos EUA. Em notícias, o termo mais pesquisado foram as eleições dos EUA, seguidas pelas Olimpíadas e depois pelo Brexit. Em quarto lugar ficou o massacre de Orlando e, em quinto, o vírus Zika.

 

Entre os falecidos este ano, as pessoas procuraram saber mais sobre o Prince e depois sobre David Bowie. Entre os filmes, Deadpool foi o mais pesquisado, seguido por Esquadrão SuicidaO Regresso. Já a série mais procurada foi Stranger ThingsWestworld apareceu em segundo lugar. 

 

Brasil

 

Já no Brasil, as coisas mudam um pouco de figura: a pessoa mais pesquisada foi o Lula, seguido por Ana Hickmann e com David Bowie em terceiro lugar. Entre os termos mais procurados, Pokémon Go permanece em primeiro lugar, mas é seguido pelas Olimpíadas do Rio e por Big Brother Brasil, com a Chapecoense em quarto lugar e a tabela do Brasileirão em quinto.

 

Os atores mais procurados foram Alexandre Borges e Camila Pitanga e, estranhamente, muita gente pesquisou como fabricar a própria amoeba. Entre filmes, os brasileiros também pesquisaram mais Deadpool Esquadrão Suicida.

 

Os brasileiros também queriam saber algumas coisas estranhas, como porque o Geraldo Luís saiu da Record e o que diabos significa “crush”. Um dos termos mais procurados, curiosamente, foi “O que é Filosofia”; talvez os brasileiros estejam interessados em resolver algumas questões profundas da alma e a gente nem percebe.