Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Poeta Cyro de Mattos celebra 60 anos de carreira lançando ‘Canto até Hoje’

A obra reúne, em 800 páginas, os mais de 56 livros já publicados em toda a trajetória literária do escritor

Cyro de Mattos Canto até Hoje
(Foto: Divulgação)

Para celebrar os 60 anos de sua carreira literária, o escritor e poeta baiano, Cyro de Mattos, cujo legado já ultrapassa 50 obras, lança nesta quinta-feira (08) o livro “Canto até Hoje“. A obra reúne todas as poesias já lançadas pelo escritor, em uma publicação de nada menos que 800 páginas.

A intenção é fazer com que os leitores conheçam a totalidade da arte produzida ao longo de sua jornada na literatura. Para apresentar o livro, Cyro também realizará uma live neste dia 8, a partir das 19 horas, pelo canal no YouTube da Fundação Casa de Jorge Amado (clique aqui para conferir).

Além de todos os livros publicados no Brasil e no exterior, o livro também traz artigos assinados por outros escritores e críticos consagrados, a exemplo de Eduardo Portela, Assis Brasil, Jorge Amado, Muniz Sodré e vários outros, além de apresentar também alguns poemas inéditos.

“Canto Até Hoje” visa atingir o público de senso crítico afiado. Apresenta uma obra que caminha entre poemas de lastro clássico ou moderno, com verso livres ou metrificados, com um discurso que se move por unidades musicais, impostas no ritmo que o autor pretende transmitir suas mensagens.

Para Cyro de Mattos: “Neste momento da minha caminhada, com 82 anos, um legado de 56 livros publicados no Brasil e 14 no exterior, e além de organizar 10 antologias de outros autores, é muito natural querer reunir minha obra poética completa em uma única publicação. Assim, posso dar aos leitores a oportunidade de conhecer minha poesia em sua totalidade, inclusive inédita. Um sonho que o Prêmio Jorge Portugal das Artes me permitiu realizar, por meio da Lei Aldir Blanc Bahia“.

Live de lançamento de “Canto Até Hoje” marca a estreia da obra nas plataformas digitais

Além da versão impressa, os leitores também encontrarão o livro em versão digital, disponível para download. Durante a live de hoje, Cyro de Mattos falará um pouco mais de sua obra, marcando também sua entrada para o mundo virtual.

Quem media a live é a jornalista, diretora de TV e produtora cultural Mira Silva, que conduz um bate-papo super interessante entre o autor e seus convidados. Também participam a escritora e psicóloga Lilia Gramacho, o romancista e poeta Aramis Ribeiro Costa, o jornalista e autor do prefácio, Aramis Ribeiro Costa, e a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga.

A ideia é que a dinâmica tenha duração de 1h30, possibilitando uma interação com o público, que poderá mandar perguntas e dúvidas sobre a obra e a carreira de Cyro de Mattos.

Adoro receber cartas dos leitores de todas as idades, estudantes e adultos. Sempre é uma emoção muito grande, é o milagre da literatura, pois o verdadeiro prêmio do escritor é ser lido, assim como o do artista é receber o aplauso“, comenta o escritor, empolgado para a live.

Com um legado que marcou gerações, Cyro já recebeu inúmeros elogios de outros escritores consagrados na literatura brasileira. Jorge Amado, por exemplo, que era romancista e fez parte da Academia Brasileira de Letras, já escreveu sobre uma de suas obras: “No Lado Azul da Canção é um livro belo e denso, do mar e dos bichos, dos animais que fazem parte da nossa vida. Poderoso canto do mar e do amor,  o amor do homem e da mulher em todos os detalhes do oceano imenso“.

Serviço

Live com o autor Cyro de Mattos, para o lançamento da obra “Canto até Hoje

Quando: 8/4 (quinta-feira)

Onde: canal no YouTube da Fundação Casa de Jorge Amado (clique aqui)

Horário: 19h

Leia também: