EQUIPE HERÓICA

PMs, pai e popular resgatam família de carro inundado em viaduto após forte chuva em Uruaçu

Força da água era tanta que o carro se desprendeu do chão e boiou na pista. Militares precisaram e pai de família precisaram nadar para remover os ocupantes em segurança; todos passam bem


Hugo Oliveira
Do Mais Goiás | Em: 24/10/2019 às 17:52:52

Pai que participou do resgate da família em Uruaçu celebrava seu 46° aniversário naquela data (Foto: divulgação/PM)
Pai que participou do resgate da família em Uruaçu celebrava seu 46° aniversário naquela data (Foto: divulgação/PM)

Um casal de empresários e seus três filhos, com idades dos seis aos 12 anos, passaram por momentos difíceis na noite de quarta-feira (24), em Uruaçu. O município recebeu uma chuva torrencial que culminou no alargamento do único viaduto da cidade, que liga por meio da Rua 7 a Vila Xique Xique ao Setor São Sebastião; justamente por onde a comerciante Paula Ribeiro, 45, trafegava com seus filhos de volta para casa, após um dia de serviço. Entretanto, na passagem, que fica sob a BR-153, bocas de lobo entupiram e a via se alagou, fazendo com que o carro boiasse na pista. O quarteto foi socorrido por três policiais militares (PMs) e pelo pai das crianças – que completava naquela data 46 anos de idade. O grupo ainda recebeu auxílio extra de um popular, que passava pelas imediações.

“Foi preciso nadar”, revela o soldado Munathan Borges, que participou do resgate ao lado dos sargentos Vinaldo Muniz e Isnaldo Reis. “A chuva estava muito forte e acabou alagando vários pontos da cidade. Fomos acionados por volta das 19h para socorrer a família que ficou ilhada dentro do carro”. Borges ainda explica que o pai, empresário Ozires Ribeiro Silva, e Paula tomaram caminhos diferentes na ida para casa e só por ele não ficou retido no mesmo local pela força da água.

Cenas da chuva em outro ponto da cidade:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias) em

Segundo Munathan, foi necessário parar a viatura um pouco distante de onde estava o carro da família. Naquele momento, todos ainda estavam no interior do veículo, assustados. “Não seria possível fazer a aproximação de carro, então saímos da viatura e nadamos até o ponto onde estavam todos. Ao perceber que a família demorava para chegar em casa, o empresário ligou para a mulher e, a par da situação, retornou para ajudar no resgate. Juntos, conseguimos remover todos em segurança”.

Enquanto o grupo iniciava o resgate, um popular, identificado como Edson Silva Santos Júnior, passou pelo local e viu a situação. De acordo com Munathan, em instantes, o homem retornou após comprar cerca de 20 metros de corda para auxiliar nos trabalhos. “Quando ele chegou, porém, já tínhamos tirado todo mundo do carro, mas a corda ainda foi útil para fazer o reboque do veículo, que ficou completamente inundado, mas não chegou a ficar submerso, foi um trabalho em equipe”.

Depois do resgate e reboque, policiais expõe farda ensopada. Um deles levou choque elétrico, mas passa bem (Foto: divulgação/PM)

Depois do resgate e reboque, policiais expõe farda ensopada. Um deles levou choque elétrico, mas passa bem (Foto: divulgação/PM)

Com exceção do sargento Vinaldo, todos saíram ilesos do local. O policial, em algum momento durante o resgate, explica Munathan, tomou uma leve descarga elétrica e precisou ser encaminhado a uma unidade de saúde. Ele passa bem.

A salvo do sufoco, o empresário que participou do salvamento da própria família no dia de seu aniversário revela que sua vida tomou um novo fôlego. “Deu um tromba d’água aqui em Uruaçu, coisa que eu nunca vi antes. Minha família ficou em choque, principalmente meus filhos, dois meninos e uma menina. Ficaram um bom tempo assustados, sem falar nada. Foi uma coisa terrível, mas também foi um presente que todos saíssem bem daquela situação. Foi um livramento divino”, lembra ele.

Veja vídeos da situação e do resgate: