Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás

PL que suspende feriado de Carnaval em Goiás é encaminhada à Alego

Propositura tenta evitar aglomerações de pessoas e viagens à cidades turísticas do Estado

PGR entra com ação para impedir reeleição sucessiva de mesa diretora da Alego
(Foto: Reprodução)

O projeto de lei (PL) que suspende o feriado de terça-feira de Carnaval em 2021 foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na última quinta-feira (4). A ação, de acordo com a propositura do Governo Estadual, esta é uma ação para enfrentar a emergência sanitária do novo coronavírus no estado. O projeto será avaliado e votado pelos deputados da Casa.

O objetivo da ação é evitar aglomerações de pessoas no período carnavalesco, assim como eludir viagens de pessoas à cidades turísticas para foliar. “Conforme observado recentemente, os feriados prolongados contribuem para o crescimento da contaminação e a sobrecarga dos hospitais, onde as taxas de ocupação de leitos de UTI encontram-se em níveis críticos”, diz o texto.

A propositura ainda afirma que a suspensão, com a ajuda da sociedade, contribuirá para a redução de casos. “A necessidade da adoção de medidas de enfrentamento da emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19 faz-se fundamental. Nesse sentido, a presente propositura, somada aos esforços de todos os segmentos da sociedade, propiciará a redução da velocidade de propagação do novo coronavírus. Consequentemente, o sistema de saúde de Goiás estará menos carregado”, pontua.

Servidores estaduais

Terça-feira de Carnaval e Sexta-feira da Paixão passaram a ser feriados no Estado desde a aprovação do novo Estatuto do Servidor Público, Lei 20.756, em 2020. Dessa forma, caso projeto seja aprovado, 2021 não terá o feriado de terça (16) ou decretação de ponto facultativo na segunda (15).