ELEIÇÕES 2020

Pesquisa aponta empate entre Maguito e Vanderlan no 1º turno em Goiânia

Adriana Accorsi (PT) e deputado federal Elias Vaz (PSB) aparecem também empatados com 6% das intenções de voto


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 11/09/2020 às 10:22:43

Maguito Vilela e Vanderlan (Foto: Divulgaçã)
Maguito Vilela e Vanderlan (Foto: Divulgaçã)

Pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record Goiás e realizada pela Real Time Big data aponta empate técnico entre Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB) caso a eleição para prefeito de Goiânia ocorresse hoje. O senador aparece com 17% na estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados-, enquanto o ex-governador conta com 15% das intenções de voto.

A petista Adriana Accorsi e o deputado federal Elias Vaz (PSB) aparecem também empatados com 6% das intenções de votos. Logo em seguida, a vereadora dra. Cristina Lopes (PL), surge com 5%, seguida por major Araújo (PSL) e Virmondes Cruvinel (CID), ambos com 2%.

Com 1% das intenções de voto aparecem delegado Eduardo Prado (DC), Felizberto Tavares (Podemos), Manu Jacob (Psol), Maria Ester (Rede), Rafael Gouvea (PP) e Wilder Moraes (PSC). Não pontuaram, Alysson Lima (Solidariedade), Cristiano Cunha (PV), Paulinho Graus (PDT), Samuel Almeida (Pros) e Talles Barreto (PSDB).

Brancos e nulos somam 25% e eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam chegam a 16% na cartela estimulada.

Espontânea

Quando a pesquisa é feita de forma espontânea, ou seja, sem que nomes prévios sejam apresentados aos entrevistados, o prefeito Iris Rezende (MDB) aparece em primeiro com 6%, seguido por Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso, ambos com 2%.

Dra. Cristina, Adriana Accorsi, Elias Vaz têm 1%. Outros candidatos somam 3%. Brancos e nulos, neste tipo de pesquisa, chegam a 22%. Eleitores que não sabem ou não responderam a espontânea chegam a 62%.

Rejeição

A maior rejeição entre os eleitores entrevistados é a Maguito Vilela (22%), depois a Vanderlan Cardoso (14%), seguido por Adriana Accorsi (9%), major Araújo (6%), Elias Vaz (4%). Delegado Eduardo Prado e Wilder Morais são rejeitados por 2% dos entrevistados, já dra Cristina, Paulinho Graus, Talles Barreto e Virmondes Cruvinel aparecem 1% de rejeição. Todos os candidatos são rejeitados por 15% e 11% dos entrevistados não rejeita nenhum. Não sabem ou não responderam foram 10%.

Aprovação de Iris

A pesquisa da Record também avaliou a popularidade do prefeito Iris Rezende. Assim, 46% dos entrevistados pela Realtime Big Data disseram que a gestão do emedebista em Goiânia é ótimo/bom. Enquanto 39% consideram regular e ruim/ péssimo somam 14%. Apenas 1% não sabem ou não responderam.

Já a satisfação com mandato de Iris é melhor avaliada, 57% aprovam e 29% desaprovam, enquanto 14% não sabem ou não responderam.

Caiado

O governador Ronaldo Caiado (DEM) também foi avaliado pela pesquisa, em que 55% aprovam o mandato do democrata, enquanto 30% desaprovam. Já 15% não sabem ou não responderam.

No entanto, apenas 7% dos entrevistados disseram que votariam em candidato apoiado por Caiado, enquanto 40% disseram “talvez” e 42% disseram que não votariam. Não sabem ou não responderam somam 11%.

Metodologia

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número GO 01302/2020 e realizada entre os dias 8 e 10 de setembro. Foram entrevistados 850 eleitores, maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4% para um intervalo e confiança de 95%.