Do Mais Goiás

Pesquisa aponta empate entre Maguito e Vanderlan no 1º turno em Goiânia

Adriana Accorsi (PT) e deputado federal Elias Vaz (PSB) aparecem também empatados com 6% das intenções de voto

TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives
TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives

Pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record Goiás e realizada pela Real Time Big data aponta empate técnico entre Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB) caso a eleição para prefeito de Goiânia ocorresse hoje. O senador aparece com 17% na estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados-, enquanto o ex-governador conta com 15% das intenções de voto.

A petista Adriana Accorsi e o deputado federal Elias Vaz (PSB) aparecem também empatados com 6% das intenções de votos. Logo em seguida, a vereadora dra. Cristina Lopes (PL), surge com 5%, seguida por major Araújo (PSL) e Virmondes Cruvinel (CID), ambos com 2%.

Com 1% das intenções de voto aparecem delegado Eduardo Prado (DC), Felizberto Tavares (Podemos), Manu Jacob (Psol), Maria Ester (Rede), Rafael Gouvea (PP) e Wilder Moraes (PSC). Não pontuaram, Alysson Lima (Solidariedade), Cristiano Cunha (PV), Paulinho Graus (PDT), Samuel Almeida (Pros) e Talles Barreto (PSDB).

Brancos e nulos somam 25% e eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam chegam a 16% na cartela estimulada.

Espontânea

Quando a pesquisa é feita de forma espontânea, ou seja, sem que nomes prévios sejam apresentados aos entrevistados, o prefeito Iris Rezende (MDB) aparece em primeiro com 6%, seguido por Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso, ambos com 2%.

Dra. Cristina, Adriana Accorsi, Elias Vaz têm 1%. Outros candidatos somam 3%. Brancos e nulos, neste tipo de pesquisa, chegam a 22%. Eleitores que não sabem ou não responderam a espontânea chegam a 62%.

Rejeição

A maior rejeição entre os eleitores entrevistados é a Maguito Vilela (22%), depois a Vanderlan Cardoso (14%), seguido por Adriana Accorsi (9%), major Araújo (6%), Elias Vaz (4%). Delegado Eduardo Prado e Wilder Morais são rejeitados por 2% dos entrevistados, já dra Cristina, Paulinho Graus, Talles Barreto e Virmondes Cruvinel aparecem 1% de rejeição. Todos os candidatos são rejeitados por 15% e 11% dos entrevistados não rejeita nenhum. Não sabem ou não responderam foram 10%.

Aprovação de Iris

A pesquisa da Record também avaliou a popularidade do prefeito Iris Rezende. Assim, 46% dos entrevistados pela Realtime Big Data disseram que a gestão do emedebista em Goiânia é ótimo/bom. Enquanto 39% consideram regular e ruim/ péssimo somam 14%. Apenas 1% não sabem ou não responderam.

Já a satisfação com mandato de Iris é melhor avaliada, 57% aprovam e 29% desaprovam, enquanto 14% não sabem ou não responderam.

Caiado

O governador Ronaldo Caiado (DEM) também foi avaliado pela pesquisa, em que 55% aprovam o mandato do democrata, enquanto 30% desaprovam. Já 15% não sabem ou não responderam.

No entanto, apenas 7% dos entrevistados disseram que votariam em candidato apoiado por Caiado, enquanto 40% disseram “talvez” e 42% disseram que não votariam. Não sabem ou não responderam somam 11%.

Metodologia

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número GO 01302/2020 e realizada entre os dias 8 e 10 de setembro. Foram entrevistados 850 eleitores, maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4% para um intervalo e confiança de 95%.