Peça infantil que reforça cuidados com a dengue ganha versão online

"Um Reino Sem Dengue" será apresentado no YouTube, no dia 24 de abril

Um Reino Sem Dengue
(Foto: Divulgação)

A pandemia de Covid-19 é um dos temas mais discutidos do momento, assumindo a primeira posição quando o assunto é saúde pública. Apesar disso, é importante se manter atento a outras questões que, embora estejam em menor enfoque, continuam despertando preocupação. A dengue é um exemplo, já que a doença continua emitindo sinais de alerta. Para contribuir na conscientização de comunidades Brasil a fora, a peça “Um Reino Sem Dengue” ganha uma versão online.

Apresentado pela primeira vez pela atriz Mariane Bigio, o espetáculo já é conhecido e chegou a circular por centenas de cidades brasileiras. O objetivo é conscientizar crianças e adultos sobre as ações que devem ser tomadas para evitar a propagação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O espetáculo será apresentado no dia 24 de abril (sábado), a partir das 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram.

A peça é ambientada em um reino onde não existem doenças, mas que acaba sendo invadido por um “inimigo invisível” que deixa o rei doente. Para solucionar o mistério, o melhor detetive da região é convocado.

Com a ajuda do príncipe, da princesa e de seus súditos, ele descobre que o grande vilão é o Aedes aegypti. A história é baseada no livro de mesmo nome, da autora Alda Miranda, com ilustrações de Ricardo Girotto.

Segundo Ana Paula dos Santos, que é a coordenadora geral do projeto “Um Reino Sem Dengue”, que está na segunda edição: “em todos os nossos projetos temos o propósito de democratizar o acesso às artes e utilizá-las como ferramenta de fixação e conscientização sobre temas relevantes, como a dengue, por meio de atividades lúdicas e estimulantes, como o teatro. O intuito de ‘Um Reino Sem Dengue’ é reforçar as principais medidas de prevenção: fazer a limpeza adequada, eliminar focos de água parada e jogar lixo no lugar devido. Tudo isso com auxílio de uma linguagem mais leve e divertida e, claro, com o encantamento que o teatro traduz“.

Mariane Bigio aposta na ludicidade, utilizando a informação, o teatro de bonecos e a trilha sonora animada como ferramentas para estimular a imaginação das crianças, ao mesmo tempo que esclarece e reforça o papel dos adultos no combate ao mosquito.

A transmissão acontece pelo canal no YouTube da Villa 7 | AH7, e também pelo Instagram da atriz. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Teatro na Villa – 2ª Edição é apresentado pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, contando com produção da Villa 7 Cultura e Agroinfo, apoio cultural da AH7 Gestão Cultural e com patrocínio da Chem-Trend.

Serviço

Espetáculo “Um Reino Sem Dengue”

Quando: 24/04 (sábado)

Onde: canal no YouTube da Villa 7 | AH7, e também pelo Instagram da atriz

Horário: 16h

Acesso: gratuito

Leia também: