Pandemia

PC suspende atendimento presencial em delegacias durante quarentena

Casos considerados de emergência ainda serão atendidos. Os demais deverão ser registrados por meio da Delegacia Virtual


Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 02/07/2020 às 12:25:44

(Foto: Divulgação/PC)
(Foto: Divulgação/PC)

Após a instituição das normas para a quarentena intermitente em Goiás, a Polícia Civil (PC) estabeleceu procedimentos a serem adotados durante o período de suspensão das atividades econômicas e administrativas fixada pelo novo Decreto Estadual. Segundo a corporação, o documento visa auxiliar a contenção da disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o texto da portaria, “fica suspenso o atendimento presencial ao público nas delegacias, salvo a necessidade de registro de casos de homicídio e feminicídio; estupro; sequestro e cárcere privado; roubo; furto de veículos; crimes contra vulneráveis; crimes contra a administração pública; lavratura de auto de prisão em flagrante; casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, exigindo imediata intervenção policial e outros casos considerados de emergência pela autoridade policial”.

De acordo com o documento, durante o período em que a quarentena estiver em vigor, casos de furtos de objetos, valores, documentos, celulares; perda ou extravio de documentos e objetos; desaparecimento de pessoa; e acidente de trânsito, sem vítima, devem ser registrados por meio da Delegacia Virtual.

Além disso, a entrada nas sedes das Delegacias também deverá ser controlada pelos policiais civis, impedindo-se a aglomeração de pessoas. Também é obrigatório o uso de máscara e álcool 70% para higienização das mãos antes do atendimento.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de Goiás, por sua vez, informou que cumprirá na íntegra o Decreto estadual. Apesar disso, ressaltou que nada mudará em suas atividades operacionais, já que se trata de um serviço essencial.

“Nossos policiais estarão atentos à utilização de máscara, álcool em gel, bem como todos os cuidados necessários. Em relação ´à atividade administrativa estamos adotando todas as medidas necessárias, como higienização e distanciamento, de forma que o serviço também não será afetado”, informou por meio de nota.