Operação Grãos

PC lança operação para coibir sonegação de ICMS em grãos, em Goiás

Operação também conta com a participação a Sefaz, PRF e Batalhão fazendário da PM


Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 07/03/2018 às 13:51:43

Fiscalização como objetivo coibir a sonegação de ICMS em notas fiscais (Foto: PC)
Fiscalização como objetivo coibir a sonegação de ICMS em notas fiscais (Foto: PC)

Com o intuito de intensificar a fiscalização sobre a saída de grãos do Estado com notas fiscais autênticas, a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) deu início nesta terça-feira (6) a Operação Grãos. A ação, que também visa diminuir a sonegação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ocorre com o auxilio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão Fazendário da Polícia Militar.

Segundo a adjunta da DOT, Ana Claudia Sttofel, cerca de 17 policias civis se dirigiram para as cidades de Itumbiara, São Simão, Corumbaíba, Cristalina e Catalão. “Nesse local serão realizados blitz. Essa fiscalização será rotineira e intensificada para evitar esse tipo de crime fiscal”, conta.

Stoffel também destaca que a operação servirá para descobrir novas formas das sonegações. “Além da forma tradicional, que é da nota fiscal conter informações inverídicas ou distorcidas para que não seja cobrado o real valor do imposto, sabemos que, com o aumento da tecnologia, novas formas para enganar a secretaria fazendária do Estado podem estar acontecendo”, aponta.

Apenas no primeiro dia, a delegada aponta que houve algumas abordagens e até atuações, mas que números só serão mostrados após realização de um balanço. “Como a fiscalização ocorre em várias cidades, um resultado total só será apresentado após a reunião de todos os dados e feito um levantamento”, conta.