Puama

Paulo Garcia compromete-se a entregar 40% das obras do Parque Macambira Anicuns até o final do ano

Compromisso foi reafirmado nesta terça-feira pelo prefeito de Goiânia aos jornalistas em visita às obras do Puama, um dos maiores parques lineares da América Latina




Durante visita às obras do Projeto Ambiental Macambira Anicuns (Puama), na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Paulo Garcia anunciou que até o final deste ano 40% do parque linear estarão concluídos. “Vou entregar os trechos 1, 2 e 3 como me comprometi”, garantiu.

O roteiro da visita incluiu os trabalhos para implantação da Alameda Professor Hélio França, no Setor Faiçalville, a construção de um Parque de Vizinhança para a comunidade do Residencial Aquarius e a recuperação das margens no Córrego Macambira, no Conjunto Cachoeira Dourada. Paulo Garcia lembrou que antes do início das obras, nos locais por onde o projeto hoje é executado, praticamente não havia nada além de erosões, esgoto a céu aberto e degradação do meio ambiente.

“Em todo esse trecho, não havia sequer uma árvore plantada. Com o projeto, já plantamos mais de 20 mil mudas. Além disso, também construímos ruas em avenidas na região e um novo corredor entre o Novo Horizonte e o Eldorado. E vieram outros benefícios, como calçadas para caminhada, iluminação com fiação subterrânea, estações de ginástica e ciclovias’, afirmou o prefeito.

Acompanhado do coordenador do Puama, Nelcivone Melo, o prefeito destacou ainda o fato do projeto ser uma obra de porte internacional, que faz parte do portfólio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em seguida, Paulo Garcia lamentou o desconhecimento por parte de alguns postulantes a prefeito da Capital da dimensão e importância da obra para Goiânia. “Espero que os candidatos que desejam administrar esta cidade conheçam a obra e dêem continuidade a ela, até porque estou deixando recursos para isso, o financiamento já existe”, disse.

Na avaliação do prefeito, com planejamento e vontade política será possível à próxima gestão da cidade concluir o total da obra. “Não posso afirmar com certeza, pois dependerá de quem for administrar a capital. Mas, dentro de um planejamento, é possível terminá-la em mais quatro anos”, considerou.

Morador do Faiçalville, o gerente de produção João Carlos Saldanha Júnior mostrou satisfação por ter acreditado no desenvolvimento da Região. “Moro aqui faz quatro anos. Muita gente me dizia que a obra iria demorar dez anos. Eu acreditei e, olhe aí, que maravilha. Eu que sou um cara que pratica esporte, gosto de lazer e estou com o Parque em frente a minha casa”, comemorou.

A Prefeitura de Goiânia atua forte para garantir a conclusão dos 40% da obras. Atualmente, o trabalho envolve 12 frentes de serviço, com 370 trabalhadores e 102 equipamentos.

Últimas obras entregues

No dia 16, a prefeitura liberou em tempo recorde (de 60 para 30 dias) o trânsito na Avenida César Lattes, no setor Novo Horizonte. O trecho entre as avenidas C e Berlim ficou interditado para ampliação do bueiro, que duplicou a capacidade de vazão, corrigindo o problema de alagamentos no local. Outra inauguração do Programa, na semana passada, foi a do Centro de Saúde da Família São Francisco, que atesta o compromisso social do Puama.

Em toda a sua extensão, o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns beneficiará diretamente mais de 130 bairros e 350 mil pessoas. A gestão do prefeito Paulo Garcia estima que até o fim do mandato serão concluídos 40% do total das obras.