FolhaPress

Pastor R.R. Soares é intubado após complicações da Covid-19, diz site; filho nega

Ele está internado desde sexta-feira (4) no Hospital CopaStar, em Copacabana, no Rio

Pastor R.R. Soares é intubado após complicações da Covid-19, diz site; filho nega
(Foto: Reprodução)

R. R. Soares, pastor fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, foi intubado neste sábado (5) devido a complicações no quadro de Covid-19, segundo informações do site Metrópoles. Ele está internado desde sexta-feira (4) no Hospital CopaStar, em Copacabana, no Rio.

De acordo com o jornal A Tribuna, a intubação foi necessária para aliviar a dificuldade respiratória do pastor de 73 anos.

Procurado, o hospital afirmou ​apenas que “tem por política não divulgar nenhuma informação sem autorização do paciente ou familiares”.

A reportagem tentou contato com os filhos do pastor, os deputados federais David Soares (DEM) e Marcos Soares (DEM), mas não obteve retorno.

Publicamente, a família ainda não deu detalhes sobre o estado de saúde de R. R. Soares. Neste domingo (6), uma nota foi publicada em suas redes sociais, afirmando que “a melhora tem sido contínua”. “Estamos vencendo, depois de dias de tribulação”, diz o texto.

David Soares enviou uma mensagem às 9h58 deste domingo (6) para um grupo com colegas deputados da bancada evangélica.

Ele pede desculpas “pelo silêncio”, explica que “foram dias complicados” e agradece “as orações pelo nosso missionário”.

Em seguida, diz que “em momento algum ele [o pai] foi intubado”. “Está consciente, e já dialoguei com ele hoje pelo vídeo. Está com a voz firme, corado e com os exames excelentes. Venceremos, com a ajuda de Deus e todo o apoio médico que estamos tendo.”

Termina dizendo que “é a nossa fé que muda o mundo”. O recado foi recebido com emojis de mãos em oração enviados por Marco Feliciano (Republicanos-SP).

Conforme o jornal Folha de S.Paulo publicou, no início da pandemia R.R.Soares promoveu cultos transmitidos pela RiT (Rede Internacional de Televisão, da qual é dono) e pela internet em que pedia aos fiéis que fizessem doações por meio de transferências bancárias ou nas lotéricas pelo período que durasse a emergência.

“Queria fazer um apelo a toda pessoa que ama a obra de Deus. Vocês sabem que as nossas igrejas estão fechadas, mas os compromissos continuam. Exatamente, não entraram em quarentena. Amanhã, quando o banco abrir… Banco talvez você não possa ir, parece que também vai fechar. Mas você, da sua casa, pode fazer a transferência”, disse Soares, na ocasião.

Na sequência, ele informava os números das contas para depósito nos bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Caso não fosse possível ao fiel fazer uma transferência, Soares sugeria a ida a alguma lotérica.

Reportagem da Folha de S.Paulo de 2018 afirmava que a dívida da Igreja Internacional da Graça de Deus com a Receita Federal era de R$ 85,3 milhões. Ao final de 2019, levantamento da Agência Pública apontava uma dívida de mais de R$ 127 milhões.

Segundo informações do UOL, o pastor também promoveu curas milagrosas para Covid-19.

Em abril do ano passado, ele ensinou uma oração que “expulsaria” o vírus do corpo. “Corona, sai daquela pessoa no hospital agora, em nome de Jesus Cristo. Vai embora, acabou. A bênção chegou e todo o mal está desfeito. Em nome de Jesus Cristo. Aí você levanta os braços e diga: ‘Obrigado, Jesus, eu creio”, disse na ocasião, usando máscara, segundo o site UOL.

Já em maio, ele anunciou que fiéis de sua igreja se curaram da Covid graças a uma “água consagrada” por ele.
De acordo com os especialistas, a melhor forma de se proteger da Covid-19 é com medidas como distanciamento social, uso de máscaras e vacinação.

R.R.Soares fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus em 1980, após romper com o cunhado Edir Macedo. Ele é cofundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

Além de pastor, R.R. Soares é dono da RIT TV, uma emissora UHF, e da Nossa TV, uma operadora de TV paga. Ele também tem programas como Show da Fé, exibido em emissoras como a Band e a Rede TV!.