Educação

A partir de 2018, Cmeis de Aparecida de Goiânia deixam de ter turmas de jornada integral

A mudança foi anunciada pela Secretaria de Educação e Cultura do município nesta terça-feira (31). Objetivo é criar novas vagas


Karla Araujo
Do Mais Goiás | Em: 31/10/2017 às 19:20:53

Aparecida de Goiânia conta com 30 Cmeis que atendem um total de 7.212 crianças na Educação Infantil (Foto: Carlos Alexandre)
Aparecida de Goiânia conta com 30 Cmeis que atendem um total de 7.212 crianças na Educação Infantil (Foto: Carlos Alexandre)

A partir de janeiro de 2018, os Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Aparecida de Goiânia terão aulas apenas em um turno escolar, matutino ou vespertino. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação e Cultura do município nesta terça-feira (31). Os Cmeis atendem crianças de quatro e cinco anos de idade na modalidade pré-escola

Segundo a pasta, o objetivo é ampliar o número de vagas na educação infantil. Com a mudança, a secretaria pretende dobrar o número de alunos matriculados na Educação Infantil do munícipio. Atualmente, os Cmeis atendem 4.050 crianças de três a quatros anos. Acredita-se que novas 2.930 vagas serão criadas.

Ainda de acordo com a secretaria mudanças estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 12.796/2013 e com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.  O artigo 5 da resolução determina que Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

Em relação a alimentação, a secretaria informou que continuarão sendo servidos os dois lanches, como é feito atualmente. Com a mudança, no período matutino (7h às 11h15), será oferecido um café da manhã e outro lanche, chamado colação. No turno vespertino (13h às 17h15) também serão oferecidas duas refeições para as crianças atendidas.

Atualmente, Aparecida de Goiânia conta com 30 Cmeis que atendem um total de 7.212 crianças na Educação Infantil. A demanda de espera é 7.500 alunos.