Fabricio Moretti
Do Mais Goiás

Parque Vaca Brava: Cartão-postal em região privilegiada de Goiânia

Menor se comparado aos outros parques da capital, o Vaca Brava se destaca pela beleza e localização: próximo a bares, restaurantes e shopping

O quinto parque da série de matéria especiais do Mais Goiás para o aniversário de Goiânia, que completa 85 anos nesta quarta-feira (24), é o Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava. Localizado no Setor Bueno, ele é dos menores da cidade – ocupa uma área de 79.800 metros quadrados, mas um dos mais conhecidos.

O parque foi o primeiro da capital a ter sua região coberta por videomonitoramento, registrando uma queda nas autuações, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), porém tem impasses, como sua drenagem falha e pouca arborização, além de problemas com segurança. Os visitantes relatam constantemente assaltos, principalmente aos finais de semana – quando o lugar é mais visitado.

Aparelhos de ginástica (Foto: Reprodução Google Maps)

Belezas

Rodeado por uma extensa pista de corrida, possui um lago e espécies nativas de plantas e árvores, como mangueiras, cajueiros e flamboyants. O Vaca Brava é frequentado diariamente principalmente por moradores e trabalhadores das redondezas. Pássaros e outros animais silvestres circulam pelo local, que possui área de lazer infantil, estação de ginástica e um bosque com trilhas internas.

Famoso também por seu chafariz, um dos diferenciais do cartão postal é ter disponível sinal wi-fi liberado para os visitantes. Seu entorno é composto por várias lojas, bares, restaurantes, colégios, clínicas, edifícios residenciais e um shopping.

O estudante Gustavo Turati, 20 anos, mora a poucas quadras do Parque, mas confessa não ter o costume de visitá-lo. “Às vezes a gente esquece que tem um refúgio da correria assim, do lado de casa. É um local tranquilo, da para curtir a natureza sossegado. Moro e estudo perto e prometo passar a vir mais vezes!”.

Chafariz do Parque Vaca Brava (Foto: Reprodução Google Maps)

Revitalização

Antônio Pasqualetto, Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, aponta problemas no Vaca Brava. “A drenagem é falha, além de pouco arborizado e com a construção de um shopping em área inadequada do ponto de vista ambiental”. Eles destaca que “os parques urbanos melhoram o clima urbano, aumentam a umidade do ar, reduzem a temperatura ambiente e agem como regulador da drenagem urbana pela retenção das águas em seus lagos”.

Ormando Pires, Diretor de Áreas Verdes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), alega que o projeto de revitalização do Parque já está concluído. “Com o processo de contratação de empresas para revitalização em andamento, logo começarão as mudanças”. Sobre a arborização no local, o diretor comenta que “a Amma realiza replantios em todo o município constantemente, a fim de repor e ampliar o número de árvores”.

Bicicletário disponível no Vaca Brava (Foto: Fabricio Moretti)

Segurança

Sobre a segurança no lugar, Hamilcar Vieira, Coordenador de Guarda Ambiental da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), salienta que nos casos de emergências e urgências, a Guarda Civil conta com o apoio dos agentes dos Comandos de Regionais e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). “Nos casos de ocorrências nos parques, nossa central de comunicação passa diretamente para uma equipe mais próxima do local para um atendimento mais rápido. Isso se aplica ao Vaca Brava, mas também a todos os parques da capital”.

Lago do Parque Vaca Brava (Foto: Reprodução Google Maps)

Evento

Em comemoração ao aniversário da capital, o Goiânia Shopping realiza entre os dias 24 a 27 de outubro, o Show nas Águas. Com projeção de vídeos em tela d’água, o show está marcado para as 18h30, com apresentação da Banda de Música do Comando de Operações Especiais do Exército. A entrada é gratuita.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500