Do Mais Goiás

Parque Águas do Paraíso está fechado por causa do incêndio na região da Chapada dos Veadeiros

Até o momento, o fogo destruiu 8 mil hectares de vegetação, equivalentes a 8 mil campos de futebol

Parque Águas do Paraíso está fechado devido incêndio na região da Chapada dos Veadeiros
Parque Águas do Paraíso está fechado devido incêndio na região da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação - Bombeiros)

O Parque Estadual Águas do Paraíso está fechado por causa do incêndio que atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, na região da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo está concentrado no Rio dos Couros e no limite da Serra do Segredo.

Ao Mais Goiás, o capitão dos Bombeiros Luíz Antônio Dias informou que o Parque Águas do Paraíso precisou ser fechado nesta terça-feira (14) e continuará fechado nesta quarta (15). Até o momento, o fogo destruiu 8 mil hectares de vegetação, extensão equivalente a 8 mil campos de futebol.

“O Rio dos Couros é o limite entre a APA e o Parque, então o fogo ainda não invadiu o Águas do Paraíso. O incêndio está concentrado de fora dos dois Parques, tanto de Águas do Paraíso, como da Chapada dos Veadeiros”, explicou.

Expectativa dos bombeiros é acabar com fogo ainda nesta quarta (15)

Ainda segundo o capitão, existem aproximadamente 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além deles, estão presentes também 45 bombeiros militares. Segundo o militar, a expectativa é debelar o fogo ainda nesta quarta-feira (15).

“Estamos trabalhando em três frentes distintas, com tropas a pé e com três air tractors (aviões) fazendo lançamento de água. A esperança é de que a gente consiga debelar grande parte do fogo ainda no dia de hoje, a depender das condições climáticas”, afirmou Luíz Antônio.

Parque Águas do Paraíso está fechado devido incêndio na região da Chapada dos Veadeiros

Expectativa dos bombeiros é acabar com fogo ainda nesta quarta (15) (Foto: Divulgação – Bombeiros)

Relembre como o incêndio na região se iniciou

O incêndio, originado por ação humana, teve início dentro do Parque da Chapada dos Veadeiros, no Vale da Lua, na tarde do último domingo (12). Devido ao tempo seco e quente, o fogo se espalhou rapidamente e atingiu também a Serra do Segredo, a cerca de 20 km do primeiro ponto de chamas.

Ainda no domingo (12), aproximadamente 100 turistas ficaram ilhados dentro Parque. Um dos visitantes precisou de atendimento médico após sofrer queimadura leve em um dos pés.

*Larissa Feitosa compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira.