Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Para refletir: artista goiano cria painel com o tema ‘Lockdown’

Criado pelo artista Adrien Dorme, o painel incentiva a reflexão sobre temas relacionados à pandemia

Lockdown Adrien Dorme
Adrien Dorme durante a produção do painel "Lockdown" (Foto: Divulgação)

Há pouco mais de um ano fomos surpreendidos com a notícia de uma pandemia. A Covid-19 começava a demonstrar sua força, se espalhando de forma desordenada por todos os cantos do mundo. Medidas emergenciais precisaram ser tomadas, enquanto diversos profissionais encararam a dura missão de assumir a linha de frente ao combate. Com o lockdown e medidas restritivas, diversos setores foram obrigados a reinventar suas formas de trabalho, fazendo com que o home office se transformasse em um modelo bastante aceito.

Em meio a todo esse processo de adaptação, o Brasil também enfrentava – e segue enfrentando – uma realidade preocupante, onde os números apenas crescem e ainda não é possível vislumbrar uma perspectiva considerável de melhora. A quantidade de famílias que sofrem com a dor da perda cresce a cada dia, resultado das mais de 3 mil mortes diárias que o país segue registrando nos últimos tempos.

Com o objetivo de despertar uma reflexão sobre como nós, seres humanos, estamos lidando com a pandemia, o artista goiano Adrien Charles da Costa e Souza, conhecido apenas como Adrien Dorme, lançou recentemente um projeto em formato de painel, que também rendeu um curta-metragem, abordando justamente o tema “Lockdown“.

A obra, que foi realizada com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, fala sobre como fomos privados do convívio social devido as medidas restritivas e de distanciamento. Ao mesmo tempo, também faz um alerta e uma crítica aos governantes e autoridades brasileiras, que não trataram a situação com a devida relevância.

Lockdown Adrien Dorme

Adrien Dorme durante a produção do painel “Lockdown” (Foto: Divulgação)

Segundo o artista: “O painel foi idealizado no final do ano passado. A ideia é trazer uma reflexão, sobre como a gente teve tempo e oportunidade de repensar um monte de coisas e aprender com essa situação“, reflete.

A obra de Adrien Dorme também se permite olhar pelo lado mais triste de tudo que vem acontecendo: “mas também representa um pouco da parte ruim, com os sentimentos que tivemos com esse período inicial de isolamento, e agora que estamos passando, de novo, pela pior fase da pandemia“, comenta.

Um detalhe é que o painel foi produzido justamente no dia em que o Brasil atingiu a marca de 236 mil mortos, informação que também foi registada no painel “Lockdown”, como uma mensagem para que ninguém se esqueça das milhares de vidas perdidas.

Adrien conta que passou 4 meses trancado em casa, com várias incertezas, mas sempre em busca de fazer do momento, uma oportunidade para refletir.

Ele finaliza dizendo ainda que o painel busca, além de tudo isso, “trazer uma reflexão sobre consciência de classe, sobre nossa consciência em relação ao meio ambiente também, e sobre como tivemos a oportunidade de usar esse tempo pra buscar uma melhora como ser humano, representando essa montanha russa que a gente vive“.

Abaixo você pode conferir o trabalho do artista goiano e de toda a equipe envolvida na produção do curta. Dá uma olhada!

Leia também: