Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás

Para atender Manaus, Goiás receberá volume menor de vacina Astrazeneca

Estado terá direito a 65 mil doses, diminuição de 53% do previsto

Governo dá aval a compra de vacinas privadas contra Covid
Governo compra mais 54 milhões de doses de vacina contra covid-19 (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Embora houvesse previsão de que Goiás receberia 140 mil doses da vacina AstraZeneca recém-chegada da Índia, o Estado deve ficar com apenas 65 mil. A diminuição de 53.57% na quantidade de doses tem uma boa causa: atender a demanda do estado do Amazonas, que passa por uma crise de saúde pública e sanitária devido ao crescimento dos casos de covid-19 neste início de ano.

A redução na quantidade foi feita após acordo entre os estados e o Ministério da Saúde justamente para enviar mais doses para o Amazonas. Havia a expectativa de que as novas doses pudessem ampliar os grupos priotários a serem vacinados no estado, no entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda aguarda nota técnica do Ministério para avaliação.

Os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde na primeira leva de vacinação incluem idosos em instituições de longa permanência, profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, pessoas com deficiência em instituições e indígenas.

A expectativa é que as doses da AstraZeneca cheguem a Goiás no final deste sábado (23) ou no domingo (24). As 2 milhões de doses foram adquiridas pelo governo brasileiro junto ao laboratório Serum, da Índia, e chegou em um avião ainda na sexta-feira (22).

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse na sexta-feira que a vacina da AstraZeneca tem a vantagem de necessitar de uma segunda dosagem 12 semanas depois da primeira, o que dá tempo de aquisição de novas remessas.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500