RELIGIÃO

Pandemia altera celebrações da Semana Santa em Goiânia

As igrejas têm transmitido missas e cultos ao vivo pelos meios de comunicação e redes sociais. Confira programação da Semana Santa


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 10/04/2020 às 14:20:10

(Arte: Niame Loiola/Mais Goiás)
(Arte: Niame Loiola/Mais Goiás)

A pandemia do novo coronavírus tem feito com que vários hábitos sejam alterados. Com a chegada da Semana Santa em período de isolamento social, os fiéis não vão poder comparecer a missas, cultos e outros eventos religiosos.

Com isso, as igrejas têm buscado outras formas para não cancelarem as festividades, como a transmissão ao vivo pelos meios de comunicação e redes sociais. Confira abaixo como será a Semana Santa em diversas igrejas em Goiânia.

Igreja Católica

Segundo a Arquidiocese de Goiânia, as celebrações da Semana Santa serão sem a presença física dos fiéis ou com uma quantidade mínima para a colaboração nas ações litúrgicas, “a exemplo do que acontecerá no Vaticano e em várias dioceses do mundo”.
“Os livretos litúrgicos estão disponíveis no site da Arquidiocese. Com eles, as famílias poderão acompanhar as celebrações nos meios de comunicação: redes sociais e sites das paróquias”.

A Celebração da Missa do Crisma com a bênção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais, que seria realizada nesta quinta-feira (9) foi adiada para uma data ainda não definida.

Na Igreja Matriz, o pároco e vigários vão celebrar a Paixão do Senhor, às 15h da próxima sexta-feira (10) sem a presença de fiéis. No próximo dia 12, domingo de Páscoa, as missas serão celebradas solenemente “mesmo na atual situação de exceção”, afirma a Arquidiocese.

As Igrejas vão permanecer abertas para orações individuais.

Pandemia altera celebrações da Semana Santa

Celebração sem público na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz (Foto: Divulgação)

“A Igreja não poderia deixar de dar a sua colaboração, mesmo com sacrifícios para a ação evangelizadora”, afirma o arcebispo Dom Washington Cruz. O religioso acrescenta que conta com a participação dos fiéis, mesmo que à distância, para tornar a Semana Santa “a união das famílias”.

Transmissões

Confira os horários para acompanhar as transmissões ao vivo das missas e celebrações pela PUC TV e nas redes sociais da Catedral e da Arquidiocese de Goiânia.

Sexta-feira (10): 15h às 16h30 – Celebração da Paixão de Cristo.

Sábado (11): 20h às 22h30 – Celebração da Vigília Pascal.

Domingo (12): 12h às 13h – Celebração da Missa de Páscoa da Ressurreição do Senhor.

Pandemia altera celebrações da Semana Santa em Goiânia

Dom Washington percorrendo as ruas de Goiânia levando a hóstia consagrada (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Goiânia)

Paixão de Cristo

A tradicional encenação da Paixão de Cristo não acontecerá neste ano. O espetáculo feito no ano passado será transmitido pela internet nesta sexta-feira (10), às 18h.

A encenação será publicada no canal de YouTube do padre Marcos Rogério e no Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Durante a transmissão, será disponibilizado um QR Code para que as pessoas possam fazer doações.

Semana Santa em Trindade

As celebrações da Semana Santa no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, seguirão a orientação da Arquidiocese e não terão a participação física dos fiéis. As missas serão transmitidas pela televisão, rádio e internet.

Para acompanhar as missas pela TV, os canais são: TV Pai Eterno (29); Rede Vida (28) e PUC TV (24). As missas ainda poderão ser assistidas na página do Facebook da TV Pai Eterno e ouvidas nas rádios Difusora Pai Eterno (640 AM) e Trindade FM (104.9).

Pandemia altera celebrações da Semana Santa em Goiânia

Romaria do Divino Pai Eterno deve acontecer entre 26 de junho a 5 de julho (Foto: Afipe/Reprodução)

Igreja Universal

Conforme publicado no site da Igreja, seguem valendo as mesmas regras impossibilitando o templo de realizar qualquer tipo de reunião presencial. “Durante a Semana Santa e a Páscoa as igrejas continuarão sem autorização para realizar qualquer atividade religiosa’, lê-se. Tudo está sendo transmitido via internet, nas redes sociais da Igreja Universal.

Em um vídeo compartilhado pelo pastor Edir Macedo no Instagram, ele comentou sobre o período de isolamento social. “Muita gente está vivendo uma verdadeira agonia. Mas há uma doença pior e mais fatal do que qualquer vírus: o pecado“, afirmou.

Fonte da Vida

A Igreja Apostólica Fonte da Vida também suspendeu os cultos presenciais nos templos. “Os grupos de estudo e demais células irão acontecer on-line com seus respectivos pastores e líderes, evitando aglomeração de pessoas nos lares”, afirma a instituição religiosa.

A Fonte da Vida esclarece que as igrejas irão permanecer abertas para atendimentos individuais “com os que estão aflitos neste momento tão difícil”.

Os cultos serão transmitidos através da Fonte TV, Fonte FM e das plataformas digitais do Apóstolo César Augusto.

Demais Igrejas Evangélicas

Outras igrejas e templos estão transmitindo os cultos na internet. A Batista Renascer transmite através do Instagram Ministério UN1DOS, na página do Facebook, Youtube e no site. Já a Primeira Igreja Batista, através do site e do canal no Youtube.

A Sal da Terra transmite pelo Instagram e Facebook. A Videira pelo Instagram e pelo Youtube e Assembleia de Deus pelo Youtube, Facebook e Instagram.

Espíritas

Por meio de nota, a Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego) afirmou que suspendeu as atividades doutrinárias internas por tempo indeterminado. “Estão interrompidas as reuniões públicas, estudos e cursos, evangelização da infância e juventude, atendimento fraterno e espiritual”.

Procissão do Fogaréu é cancelada pela primeira vez desde 1745