VISITA ESPECIAL

Paciente se emociona ao receber visita do próprio animal de estimação no Hugol

Familiares da paciente contam que ela não tem filhos, então cria o Juninho como um. "Depois da visita, ela mudou completamente" disse a médica; Juninho tomou banho e passou por análise comportamental antes de rever a tutora

Cidades

Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 16/08/2019 às 19:08:16

Maria Rosa Silva está em tratamento há mais de um mês (Foto: Divulgação/Hugol)
Maria Rosa Silva está em tratamento há mais de um mês (Foto: Divulgação/Hugol)

Internada há mais de um mês no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), a paciente Maria Rosa Silva teve um surpresa essa semana. Ela recebeu a visita do Juninho, o cão de estimação dela. Organizada por familiares e funcionários do hospital, a visita foi autorizada pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS).

“A Maria não tem filhos, então cria o Juninho como um. Ela estava abatida, mas quando foi informada que poderia ver o seu ‘filho’, o comportamento mudou. Agora, com o Juninho nos braços, vemos a vontade dela de continuar lutando”, declarou Benícia Gonçalves de Sousa, familiar da paciente.

A visita foi organizada após a equipe da unidade perceber o apreço que Maria Rosa tem por Juninho. Ela guarda uma foto dele do lado da cama para que “ele esteja sempre perto”. O encontro foi realizado na área externa do hospital, com monitoramento. Antes da visita, é claro que Juninho também precisou se preparar: tomou um belo banho, passou por uma avaliação comportamental. O cartão de vacinas dele também foi checado, para confirmar que não teriam problemas.

Médica da unidade, Angélica Rodrigues Batista diz que depois que Maria soube da visita, ela ganhou um novo fôlego para continuar o tratamento. “Ela estava pouco colaborativa nas atividades. Depois que soube da visita, ela mudou completamente, participando das práticas de recuperação e melhorando muito o lado emocional”, relatou.

(Foto: Divulgação/Hugol)

(Foto: Divulgação/Hugol)