Saúde

Outubro Rosa tem Dia D no Parque Vaca Brava

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), neste ano devem surgir 57.120 novos casos de câncer de mama em todo o Brasil, sendo 1.500 em Goiás.





//

Uma caminhada no Parque Vaca Brava, em Goiânia, marca nesta sexta-feira, dia 16, o Dia D da Campanha Outubro Rosa, a partir das 8 horas. Criada para conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos de câncer de mama, a campanha alerta anualmente sobre os riscos e evoluções da doença que se manifesta em milhares de mulheres no mundo todo. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), neste ano devem surgir 57.120 novos casos de câncer de mama em todo o Brasil, sendo 1.500 em Goiás.

Dados do Sistema Oficial de Informação do Câncer (Siscam) mostram que é baixo o percentual de mulheres goianas que realizam a mamografia na faixa etária prioritária (50 a 69 anos). O Ministério da Saúde detectou que ainda é pequeno o número de mamógrafos em relação ao número de mulheres pelo País. No Brasil existe hoje um mamógrafo para cada 240 mil habitantes. Em Goiás são 93 mamógrafos disponíveis nas unidades que atendem via SUS, 71 deles de comando simples; 12 com estereotaxia e dez computadorizados.

Mesmo os número representando um percentual  maior do que o exigido pelo Ministério da Saúde, nos 246 municípios goianos apenas 33 disponibilizam o aparelho. A maior presença está em Goiânia, onde 50% deles estão na Região Metropolitana da capital. Os municípios do interior encontram dificuldade em realizar a prevenção da doença por falta de acesso ao aparelho.

Atendimentos
O atendimento de câncer é oferecido em várias frentes, desde a atenção básica, em postos de saúde onde é possível ter acesso a uma consulta ginecológica e o encaminhamento para a mamografia; e segue para o diagnóstico clínico ou definitivo à assistência de média e alta complexidades em oncologia, prestada por cinco serviços conveniados. Os hospitais públicos ou filantrópicos goianos que se dedicam ao tratamento do câncer são: Araújo Jorge, Hospital das Clínicas e Santa Casa, na capital; e Santa Casa de Misericórdia e Hospital Evangélico em Anápolis. Em todo o Brasil, 169 hospitais gerais oferecem tratamento, oito especializados, 122 clínicas especializadas, 30 policlínicas e 397 laboratórios.

A Secretaria da Saúde também vai realizar uma programação do Outubro Rosa  no próximo dia 20, na sede, com  palestras para servidores. A escritora Martha Ludovico Cassimiro relatará a experiência na luta contra o câncer e fará o lançamento do livro Câncer de Mama: tirando de letra o tratamento. A renda será revertida às organizações que apoiam a luta contra a doença.