Semana do Doador de Sangue

“Os goianos são um povo solidário e a serviço da vida”, afirma Marconi

Governador entregou certificados da Secretaria de Estado da Saúde a cidadãos e empresas que contribuíram para o aumento das doações de sangue




O governador Marconi Perillo afirmou nesta segunda-feira (21/11), na abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue, que os goianos são um povo solidário e que os milhares de doadores voluntários que procuraram o Hemocentro de Goiás são cidadãos a serviço da vida. “Agradeço aos milhares de goianos que doam sangue. Precisamos de mais ações assim para zerar o déficit em Goiás”, disse o governador ao abrir as atividades da campanha, no Palácio das Esmeraldas, ocasião em que também certificou os cidadãos e empresas Amigas da Saúde em Goiás por estimularem e promoverem as campanhas de doação. 

Empresários, profissionais da saúde, doadores e servidores estaduais participaram da abertura e das homenagens e reforçaram a mensagem de Marconi em prol das doações. A Semana Nacional do Doador de Sangue neste ano tem por slogan “Gotas de Solidariedade Fazem Litros de Diferença”. Em seu pronunciamento, o governador destacou a importância do trabalho realizado pela imprensa para o aumento das doações.

“Estamos aqui para homenagear e agradecer. Especialmente a imprensa, que é fundamental para difundir essa prática da doação. Recentemente, o Grupo Jaime Câmara fez uma campanha que repercutiu muito e fez aumentar o número de interessados em fazer doações. Queremos agora que nessa Semana Nacional do Doador tenhamos esse resultado, para reduzirmos a zero o déficit desse material indispensável à vida”, frisou Marconi.

O secretário da Saúde, Leonardo Vilela, destacou a importância da doação de sangue, do funcionamento da Hemorrede e a gratidão do Governo de Goiás aos receptores, aos doadores e parceiros. “Estamos em Goiás nos preparando para aumentar nossa capacidade. Por isso é importante conscientizar sobre a importância da doação e homenagear aqueles que trabalham nesta área”, pontuou. 

Homenageados

Na solenidade, Marconi homenageou a Associação dos Hemofílicos de Goiás; o Serviço Social da Indústria (Sesi); a Unimed Goiânia; a Associação Goiana de Imprensa (AGI); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Associação Brasileira de Shoppings Centers de Goiás; o doador mais antigo, Luiz Antônio Mady; a doadora mais jovem, Stefany Rosa Cruvinel, e a jornalista Alzenar Abreu, servidora da Comunicação da Saúde Estadual e doadora de medula óssea que salvou a vida do irmão. Todos receberam um Certificado de Amigo da Saúde e tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos dos homenageados e parceiros.

A apresentação da campanha marca o início do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro em todo o País, e homenageou todas as pessoas que separam um tempo, em sua rotina diária, para ajudar a salvar vidas. A servidora pública Alzenar Abreu foi uma dessas. Em 2012, ela doou medula para o irmão que estava com leucemia aguda grave, em Portugal. “Estou aqui para dizer que é uma rica oportunidade. Meu irmão está vivo graças aos transplantes. Temos de valorizar isso”, afirmou em discurso, após assistir a um vídeo com o depoimento do irmão. 

O presidente da Associação dos Hemofílicos de Goiás, Jorge Pereira, afirmou que a entidade trabalha em parceria com o Hemocentro e que os resultados nos últimos anos vêm sendo positivos. “Fui chamado para ser homenageado, mas tenho que agradecer pelo trabalho e pelos resultados alcançados. Estamos confiantes em continuar avançando sempre”, observou o presidente.