Do Mais Goiás

Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta concerto pelo YouTube

Com número reduzido de músicos, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta hoje (05), concerto em homenagem ao centenário de Astor Piazzolla

Orquestra Filarmônica de Goiás
Orquestra Filarmônica de Goiás (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (05), a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta um espetáculo super especial. A partir das 19h30, pelo Facebook e YouTube da Orquestra, o público poderá acompanhar o concerto d

e câmara em homenagem a Astor Piazzolla, que foi um importante compositor argentino.

A homenagem se deve ao centenário do compositor, que faria aniversário no próximo dia 11 de março (quinta-feira). Este será o primeiro concerto do grupo em 2021.

A proposta do concerto é trabalhar a música de câmara, ou seja, ter um grupo menor de músicos para a apresentação. Assim, o concerto cumpre os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresentará com um quinteto de cordas e com os solistas Raul Menezes (flauta) e Patrick Viglioni (clarinete).

Segundo o contrabaixista da orquestra, Caio Mesquita: “Acredito que no momento em que vivemos precisamos adaptar a situação para podermos dar continuidade ao nosso trabalho. Por isso, começaremos as atividades com peças para formações reduzidas, para que nos mantenhamos saudáveis“.

Sobre o repertório, o música afirma que as canções escolhidas ressaltam a celebração do centenário de Astor Piazzolla. Será algo mais descontraído, pensando também em agradar todos os públicos.

Para os próximos meses, a previsão é de que a Orquestra Filarmônica de Goiás continue apresentando concertos de câmara, sempre em seus canais virtuais.

Conheça um pouco sobre o compositor homenageado pela Orquestra Filarmônica de Goiás

Natural de Buenos Aires, na Argentina, Astor Piazzolla foi um importante bandoneonista e compositor. Nascido em 1921, começou a se interessar pela música muito cedo e ganhou seu primeiro bandoneón em 1929, um presente do pai.

Após uma carreira de sucesso, atualmente é considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século 20. Ironicamente, foi bastante criticado por tocadores de tango na época, quando decidiu inovar no timbre, ritmo e na harmonia musical do estilo.

Sua discografia é vasta e muito apreciada, tendo gravado com nomes como Gary Burton, Antônio Carlos Jobim, entre vários outros músicos. Agora, ganha uma merecida homenagem pela Orquestra Filarmônica de Goiás.

Leia também: