Sem surpresas

Operadoras de TV e telefonia lideram lista de mais reclamadas do Procon

Das dez que encabeçam o ranking, sete são do setor de telecomunicações, duas são bancos e uma é uma loja de eletroeletrônicos





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Praticamente nenhuma novidade na lista das empresas com o maior número de reclamações do Procon Goiânia. Das dez que encabeçam o ranking, sete são do setor de telecomunicações, duas são bancos e uma é uma loja de eletroeletrônicos.

Em novembro, o que mais chama a atenção da equipe do órgão foi o fato de o Fujioka integrar a lista com a questão da venda casada.

“Temos recebido muitas reclamações de consumidores que vão até esta empresa e, ao adquirirem um produto, recebem de brinde uma fotografia. Esses são convidados a realizarem uma sessão fotográfica e, depois, são surpreendidos com a cobrança de um photobook, cujo valor é relativamente alto”, explicou o superintendente do órgão de defesa do consumidor, Rodrigo Melo.

Segundo ele, a gerência de atendimento do Procon teve uma reunião com representantes da empresa, e foi sugerida a mudança na forma de venda do produto. “Foi explicado que a venda casada é uma ação que fere o Código de Defesa do Consumidor”, enfatizou o superintendente.

O assessor de imprensa do Procon Goiânia, Paulo Eduardo Prado, relata ao MAIS GOIÁS que sempre que alguma empresa entra na lista, o órgão abre procedimentos para intermediar uma solução entre os clientes e as empresas. No entanto, alguns nomes persistem na lista ainda assim. “No caso das operadoras, já realizamos audiências públicas para tratar da questão e foi verificado que o que falta para elas é investimento em questão de sinal, rede, internet, pacotes de dados. A maior parte das reclamações é nesse sentido”, conta.

De acordo com o assessor, não devemos ficar surpresos ao constatar praticamente os mesmos nomes no futuro. “São empresas que têm um número muito grande de clientes sem contar com a infraestrutura adequada. Provavelmente permanecerão na lista pelos próximos anos”, afirma.

Confira ranking das dez empresas mais reclamadas em novembro:

1- OI FIXO
2- CLARO
3- NET
4- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
5- OI MÓVEL
6- TIM
7- GVT
8- FUJIOKA ELETRO E IMAGEM
9- SKY
10- BANCO SANTANDER

Atendimentos

O Procon Goiânia se coloca à disposição da população com atendimentos presenciais, no endereço Avenida Tocantins, 191, no Centro; pelo telefone 3524-2340 e no site do órgão.

O atendimento presencial é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O não presencial consiste em uma análise do Procon acerca das demandas apresentadas pelos consumidores, após tentativa de solução junto ao fornecedor, abrangendo pedidos de orientações, reclamações, denúncias anônimas ou identificadas.