Operação Triangulo das Bebidas

Operação conjunta de MPs de três estados resultam em prisões em Goiás

Operação investiga sonegação fiscal, falsidades e lavagem de dinheiro


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 11/07/2019 às 19:05:56

Ministério Público de Goiás. (Foto: Reprodução)
Ministério Público de Goiás. (Foto: Reprodução)

Uma ação coordenada em Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal (DF) resultou no cumprimento de cinco mandados em quatro municípios goianos. A operação, batizada Triangulo das Bebidas, é encabeçada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e investiga crimes de sonegação fiscal no comércio de bebidas quentes, falsidades e lavagem de dinheiro.

Em Goiás foram quatro mandados de prisão e um de busca e apreensão cumpridos nos municípios de Águas Lindas, Catalão, Luziânia e Novo Gama. Estiveram envolvidos na ação o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Centro de Inteligência (CI), todos do Ministério Público de Goiás (MP-GO).

De acordo com a autarquia, os investigados usavam empresas de fachada em estados que não integram o protocolo ICMS-ST (Goiás entre eles) para enviar mercadorias a Santa Catarina. Essa manobra resultava na sonegação de impostos desses produtos.

A Substituição Tributária (ST) do ICMS é um regime que transfere a responsabilidade de recolhimento do imposto relacionado à circulação de mercadorias para outro contribuinte.

Com informações de MP-GO.