Cidades

Operação Carnaval do Detran-GO tem início nesta sexta (1º)

Serão realizadas ações educativas e de fiscalização na região metropolitana de Goiânia e outros quatro municípios


Artur Dias

Do Mais Goiás | Em: 28/02/2019 às 18:58:13


(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) irá iniciar, a partir desta sexta-feira (1º), a Operação Carnaval. O lançamento será realizado no Posto de Fiscalização da GO-020 na saída para Bela Vista de Goiás, às 12h.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito durante os dias de folia. As ações serão feitas em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Durante o feriado, Detran e PM irão realizar ações e blitzes para fiscalizar e educar os foliões. O foco central da ação é cumprimento da Lei Seca e a condução segura.

Em 2019, a Operação Carnaval não irá atuar somente na região metropolitana de Goiânia. Serão incluídos também os municípios de Aruanã, Caldas Novas, Goianésia e Pirenópolis.

O presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, ressalta que a principal finalidade da operação é conscientizar os foliões. “Nosso foco é a educação, mas não seremos condescendentes com os condutores que insistirem em descumprir as leis de trânsito e colocar vidas em risco”, alerta.

Ações educativas

No primeiro dia de operação o Detran irá promover atividades educativas nas GOs 020 (Bela Vista), 060 (Trindade), 070 (Inhumas) e 080 (Nerópolis). Serão distribuídos materiais informativos e serão tiradas dúvidas dos motoristas sobre direção defensiva e compartilhamento seguro das vias.

Essas abordagens irão focar na importância de dirigir de forma segura e evitar comportamentos de risco, como combinar álcool e direção, usar o celular ao volante e realizar manobras perigosas, como as ultrapassagens em local proibido.

Balada Responsável

Cinco equipes irão trabalhar nas atividades de fiscalização durante os dias de folia. Elas serão compostas por servidores do Detran e policiais militares.

Essas equipes irão montar blitzes da Balada Responsável, que irá conferir o cumprimento da Lei Seca e checar a documentação de veículos e condutores.

Lei Seca

Os motoristas que forem pegos alcoolizados nas terão a carteira nacional de habilitação recolhida. Além disso, responderão por processo administrativo que resulta na suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o teste do bafômetro acusar mais de 0,34 miligramas de álcool, o motorista será preso.

*Com informações de Detran-GO