Transporte coletivo

Ônibus movido à energia elétrica é testado em Goiânia

A iniciativa é uma parceria entre a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a BYD, uma empresa chinesa especializada em veículos elétricos





//

Um ônibus 100% movido à energia elétrica circula em Goiânia desde o início desse mês para um período de testes de 30 dias. Ele realiza 14 viagens por dia na linha 025 (Terminal Bandeiras/T-63/Terminal Isidória).

A iniciativa é uma parceria entre a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a BYD, uma empresa chinesa especializada em veículos elétricos. O ônibus já foi testado em outras cidades brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

O objetivo desses testes é viabilizar a comercialização do ônibus no Brasil. A comercialização no mercado brasileiro ainda depende de algumas adequações e também de incentivos do Poder Público, para que se torne econômica e operacionalmente viável.

Isto significa que ainda deve levar algum tempo até que esse tipo de ônibus comece a operar efetivamente nos sistemas de transportes brasileiros.