Mobilidade urbana

Ônibus começam a circular no corredor preferencial da Avenida 85 neste sábado

Com nova organização do trânsito, 18 linhas do transporte coletivo vão trafegar pela via preferencial, beneficiando cerca de 175 mil pessoas por dia




A Prefeitura de Goiânia está concluindo as intervenções na Avenida 85 e em vias do entorno para a implantação da primeira etapa do novo corredor preferencial de ônibus. A partir deste sábado (31/01), os ônibus das 18 linhas que trafegam pela via e atendem aproximadamente 175 mil pessoas diariamente terão faixa prioritária de circulação, que vão garantir viagens mais rápidas.

Nesta fase do projeto, adequações e mudanças estão sendo realizadas nas ruas dos setores Serrinha, Bueno e Bela Vista, sendo que os novos sentidos das vias também começam a vigorar no sábado.

Confira as alterações:

  • Inversão de sentido das ruas Carlos Chagas e 1.112, de forma que tais vias formarão um binário (ruas em sentidos opostos);
  • Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-14 com Avenida S-1, de forma que se forme assim um binário com a Rua T-13;
  • Troca de semáforo de três tempos da Avenida S-1 com a Avenida Laudelino Gomes por semáforo de dois tempos;
  • Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-4 com Rua Carlos Chagas;
  • Mudança no semáforo da Rua Rui Barbosa com Avenida Serrinha, que passará a ser de dois, não mais de três tempos.

As obras do corredor 85 estão sendo feitas em etapas. Nesta fase, o momento, o canteiro central da avenida foi fechado para conversões à esquerda para a Av.136 e para a Rua 137.

O novo acesso, no sentido Centro/Serrinha, passou a ser pelas avenidas Mutirão e T-10. Na convergência com as avenidas Mutirão e Ricardo Paranhos, o semáforo de três tempos foi trocado por um de dois tempos, o que  irá diminuir a duração da parada.

No sentido Serrinha/Centro, entre a Rua 1.122 e Av. Mutirão, foi criado um novo taper (faixa auxiliar para o retorno dos veículos), visando garantir acesso seguro dos ônibus das linhas 010 (Veiga Jardim/Campinas) e 014 (Ateneu/Campinas), que realizam a conversão na Av. Mutirão seguindo para Campinas.

A circulação no sentido avenidas Mutirão/Ricardo Paranhos foi extinta e o novo acesso passou a ser pela Avenida 85/Coronel Joaquim Bastos.

Ao longo da via, os semáforos receberam novas configurações de tempo. A sinalização horizontal foi revitalizada e novas placas de orientação foram instaladas.

Fiscalização

Para concluir a implantação desta etapa do corredor 85, a SMT irá instalar fotossensores em oito cruzamentos, no trecho que vai da Praça Cívica até a T-13. Os equipamentos estão passando por aferição do Inmetro e também vão ser instalados gradativamente

Eles irão fiscalizar a ocupação da faixa exclusiva de ônibus por automóvel, além de fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa. A previsão é de que estejam em pleno funcionamento dentro de 30 dias, já incluído o período educativo de 15 dias.

Confira os cruzamentos que receberão fotossensores:

Avenida 85 com 103
Avenida 85 com Rua 105/106
Avenida 85 com T-9
Avenida 85 com T-10
Avenida 85 com Avenida Mutirão/Ricardo Paranhos
Avenida 85 com T-11
Avenida 85 com Alameda Coronel Joaquim Bastos
Avenida S-1 com T-13

Há cruzamentos vão receber equipamentos nos sentidos norte-sul, outros nos sentidos sul-norte e outros em ambos os sentidos. Os cruzamentos da Avenida 85 com T-10 e com T-9 já possuem fotossensores que só fiscalizam avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa e passarão a fiscalizar também excesso de velocidade e ocupação da faixa exclusiva de ônibus por automóvel.