Sobre Feminicídio

‘Onde Está Mariana?’: atriz goiana assina série cinematográfica sobre feminicídio, apadrinhada por Cleo Pires

Cinco episódios serão disponibilizados no Instagram da atriz global a partir desta quarta-feira (2)


Murillo Soares
Do Mais Goiás | Em: 30/09/2019 às 19:16:07

(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo um levantamento de 2016 do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio. Foi da vontade de criar conteúdo relevante sobre o tema que surgiu Onde Está Mariana?, série cinematográfica assinada pela atriz goiana Caroline Fernandez. O projeto foi abraçado e apadrinhado por Cleo Pires.

A série tem cinco episódios, que serão exibidos no perfil oficial da atriz global no Instagram a partir desta quarta-feira (2). O material será exibido para os mais de 11 milhões de seguidores. “A ideia inicial era postar o conteúdo nas nossas contas pessoais. Nunca imaginei que o projeto se tornaria uma série cinematográfica”, afirmou Caroline Fernandez ao Mais Goiás

“O Onde Está Mariana? surgiu durante uma reunião com a também atriz Tamiha”, explicou. “Quando apresentamos a ideia para o Diego Timbó, ele, que já desenvolve outro projeto com a Cleo, mostrou nossa proposta a ela, que o abraçou no mesmo instante, devido à relevância do conteúdo”, completou.

O roteiro é assinado por Beatriz Rhaddou, Cláudio Simões e colaboração Matheus Chatack e a filmmaker é Jessica Teleze. Ao todo, a série demorou nove meses para ficar pronta. E a escolha de exibir no Instagram é bem direta, segundo a goiana:

Hoje esta rede social é uma das plataformas mais acessadas. Atingiu um bilhão de contas ativas recentemente e 42% da população brasileira tem o costume de assistir a vídeos na rede. Eu acredito que o IGTV é o futuro da teledramaturgia.

O objetivo, sublinhou Caroline, é fazer dramaturgia agregando causas sociais que, segundo ela, necessitam ser discutidas. “Principalmente para alertar a sociedade do risco de morte que as mulheres correm todos os dias”, pontuou.

A mulher na sociedade

O roteiro de Onde Está Mariana? gira em torno de cinco mulheres. A protagonista é interpretada por MC Rebecca, uma jovem bissexual, cuja orientação sexual traz conflitos com a família e consigo mesma. Caroline dá vida a Paula, namorada de Mariana.

A rapper King será a irmã de Mariana e Vilma Melo, que recebeu o Prêmio Shell de Teatro, será a mãe das duas. Tamiha viverá uma amiga da protagonista.

O elenco também tem Valesca Popozuda, que interpreta Fabíola, uma mulher que sofre com a violência do companheiro. Estas histórias têm o intuito de debater a forma como a sociedade aborda a violência contra a mulher e ainda o papel da mulher perante a sociedade.

“A mulher tem alcançado, aos poucos, lugares de relevância na sociedade”, opinou Fernandez. “Principalmente após começar a ocupar tanto os cargos públicos quanto privados. Isso tem mudado seu papel social, que até então era imposto pela cultura patriarcalista e machista”, completou.

Segundo a atriz, os papéis da mulher eram bem definidos: “tomar conta da casa e dos filhos enquanto o marido vai trabalhar fora”. Hoje, comemorou Fernandez, elas têm mais voz  e estão se tornando mais independentes.

Caroline, entretanto, pondera que “a caminhada ainda é grande” e que “ainda há muita desigualdade” no trabalho do homem e da mulher. Ela cita a diferença salarial entre os sexos e que, mesmo trabalhando fora, a mulher ainda é a única a fazer serviços domésticos. “Entre vários aspectos, é isso que devemos mudar”, analisou.

Onde Está Mariana? foi começar com o pé direito

Esta é a estreia de Fernandez no cinema. Não apenas por isso, Onde Está Mariana? marcou a atriz goiana. Segundo contou, o projeto agregou-lhe valores e fez-lhe refletir. “Foi uma experiência incrível. Fazer arte é a paixão da minha vida e adicionar um propósito a isso tornou tudo ainda mais especial. Cresci muito com a série”, sublinhou.

Há novos roteiros à vista. A goiana, entretanto, ainda não pode divulgá-los.