INCÊNDIO

Onça resgatada no Pantanal e tratada em Goiás está 100% curada, diz veterinária

Por conta das queimadas no Pantanal, felino pode não voltar para o seu habitat natural


Ton Paulo
Do Mais Goiás | Em: 18/10/2020 às 16:38:44

Onça-pintada Ousado / Foto: Reprodução
Onça-pintada Ousado / Foto: Reprodução

A onça-pintada Ousado, como foi batizada, está totalmente recuperada dos ferimentos sofridos no incêndio que atingiu o Pantanal nas últimas semanas. É o que diz a médica veterinária Karolina Vitorino, um dos profissionais que atuaram na recuperação do felino, que foi resgatado no dia 11 de setembro deste ano. Por enquanto, Ousado está na Organização Não Governamental (ONG) No Extinction (Nex), em Goiás, onde aguarda um ordem para ser solto de volta na natureza.

Ainda segundo Karolina, o felino, que teve graves queimaduras nas patas, recebeu alta no dia 12 de outubro após ser submetido a sessões de laserterapia e ozonioterapia.

Agora, Ousado está sendo mantido na ONG Nex, em Corumbá de Goiás, até que haja uma definição de data de soltura na natureza. “Ainda não recebemos nenhuma comunicação oficial do Ibama e do ICMBio sobre a soltura dele. Os responsáveis pela soltura são esses dois órgãos”, afirmou a veterinária.

“O ideal é que ele seja solto no Pantanal, na mesma região onde foi capturado. Porém, os incêndios foram tão grandes que talvez não tenha mais habitar para ele”, conclui Karolina.

Foto: Reprodução