Saúde

OMS batiza doença provocada pelo novo coronavírus de COVID-19

Antes de ser nomeada, a doença era chamada de 2019-nCoV pela agência de saúde da ONU

Mundo

Laylla Alves
Do Mais Goiás | Em: 11/02/2020 às 14:36:09

(Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters)
(Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (11), o nome da doença respiratória provocada pela infecção do novo coronavírus: COVID-19. Até o momento, o nome temporário era 2019-nCoV, que era usado pela agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus ao G1 Nacional. As diretrizes internacionais exigem que nomes de doenças não façam referências a localização geográfica, animais, indivíduos ou grupos de pessoas. O nome deve ser pronunciável e tem que estabelecer alguma relação com a doença. E a nomenclatura segue todas as regras.

A doença será batizado por uma equipe internacional de virologistas, que devem identificar a taxonomia do novo coronavírus. Ele pertence a um grupo já conhecido, de acordo com uma porta-voz da OMS.

No Brasil, nenhum caso foi confirmado, mas há sete suspeitos. Na China, mais de mil pessoas morreram. No Japão, há um cruzeiro com 135 pessoas infectadas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou ao G1, na segunda-feira (10) que o mais provável é que a circulação do vírus ocorra no Brasil. Então é necessário que a população tome todo cuidado. Saiba como se prevenir:

Principais sintomas do coronavírus

*Com Informações do G1 Nacional

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira