Do Mais Goiás

OMS batiza doença provocada pelo novo coronavírus de COVID-19

Antes de ser nomeada, a doença era chamada de 2019-nCoV pela agência de saúde da ONU

Em novo boletim da SES, casos confirmados de coronavírus em Goiás permanece em três
Em novo boletim da SES, casos confirmados de coronavírus em Goiás permanece em três

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta terça-feira (11), o nome da doença respiratória provocada pela infecção do novo coronavírus: COVID-19. Até o momento, o nome temporário era 2019-nCoV, que era usado pela agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus ao G1 Nacional. As diretrizes internacionais exigem que nomes de doenças não façam referências a localização geográfica, animais, indivíduos ou grupos de pessoas. O nome deve ser pronunciável e tem que estabelecer alguma relação com a doença. E a nomenclatura segue todas as regras.

A doença será batizado por uma equipe internacional de virologistas, que devem identificar a taxonomia do novo coronavírus. Ele pertence a um grupo já conhecido, de acordo com uma porta-voz da OMS.

No Brasil, nenhum caso foi confirmado, mas há sete suspeitos. Na China, mais de mil pessoas morreram. No Japão, há um cruzeiro com 135 pessoas infectadas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou ao G1, na segunda-feira (10) que o mais provável é que a circulação do vírus ocorra no Brasil. Então é necessário que a população tome todo cuidado. Saiba como se prevenir:

Principais sintomas do coronavírus

*Com Informações do G1 Nacional

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira