Mobilidade

Obras do BRT provocam mudanças no trânsito e em 18 linhas de ônibus

A expectativa da Prefeitura é de que os serviços sejam realizados em três semanas


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 07/01/2020 às 11:34:52

Estações do BRT são erguidas na Avenida Goiás Norte (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Estações do BRT são erguidas na Avenida Goiás Norte (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A execução da rede de drenagem na Avenida Oeste, entre a Rua 74 e a Câmara Municipal, tem início nesta terça-feira (7), na região Central de Goiânia, para receber às obras do Bus Rapid Transport (BRT)/corredor Norte/Sul . Com isso, 18 linhas do transporte coletivo e o trânsito do local vão receber alterações. A expectativa da Prefeitura é que os serviços sejam realizados em três semanas. 

Além disso, a terceira etapa da rede de drenagem na Avenida Goiás, no trecho entre a Avenida Anhanguera e a Praça Cívica, também devem ter início a partir da próxima segunda-feira (13). O prazo de conclusão desta etapa é de 60 dias úteis. Depois de concluída esta fase, será realizada a rede do outro lado da via. A promessa é de que o serviço seja terminado até o dia 15 de março.

As intervenções fazem parte do projeto do BRT, que prevê, além das estações de embarque e desembarque, nova iluminação, pontos de ônibus, decorações florísticas, novo sistema de drenagem. Com isso, os trechos cobertos pelo ônibus de transporte rápido vão ganhar tubulações acima 500 milímetros, o que deve ser suficiente para conter as águas das chuvas e evitar alagamentos.

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolnozan da Cunha Mattos, explica que a tubulação, sobretudo das áreas mais antigas de Goiânia, estão próximas dos 300mm, o que é insuficiente e gera alagamentos. “Serão reforços que fazemos nos ramais existentes. Serão feitas intervenções ao longo dos 22 quilômetros do BRT, do Recanto do Bosque até o Terminal Izidória”, afirma.

No dia 3 de fevereiro, a Prefeitura deve abrir processo licitatório para o Trecho 1, do BRT, que compreende o Terminal Izidória até o Terminal do Cruzeiro. 

Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito informa que, para o motorista que sai da região do Terminal Rodoviário, e precisa acessar a Avenida Oeste, o fluxo de trânsito deve seguir pela Avenida Goiás. Assim, precisa acessar a Avenida Independência e depois a Avenida 74 até o cruzamento com a Avenida Oeste, que está liberado.

A pasta informa ainda que o trecho interditado é curto e não deve interferir no fluxo de trânsito.

Ônibus

As linhas de ônibus que recebem mudanças a partir desta terça são:  008, 017, 035, 193, 225, 277, 405 e 611. Elas passarão a utilizar a Avenida Goiás e Rua 61 para acessarem a Rua 74. Nesse trecho um novo Ponto de Embarque e Desembarque (PED) foi criado.

As linhas 002, 003, 007, 029, 169 e 187 deixam de atender a Rua 74, onde dois PEDs foram desativados, para fazer o desvio pela Avenida Goiás e Avenida Paranaíba. Nesse trajeto três PEDs criados.

As linhas 042, 168, 170 e 180 que utilizam a Avenida Marechal Rondon como acesso ao Setor Central, deixam de trafegar por parte das avenidas Oeste, Goiás e Leste-Oeste – trecho que terá quatro PEDs desativados. O desvio será pela continuação da Avenida Goiás até chegar à Independência e Avenida Oeste. 

Veja os mapas com alterações nas linhas de ônibus

Tópicos