Revitalização

Obras da Praça do Sol já estão 90% concluídas

Projeto de requalificação abrange arborização, iluminação, corredores com piso de concreto e granito e o monumento 'Eu Amo Goiânia'




As obras de requalificação da nova Praça do Sol já chegam a 90% de execução. Quem passa pelo local já pode apreciar o novo conceito arquitetônico e paisagístico do local. A praça possuiu uma área de 12.597,21 metros quadrados e foi dividida em vários ambientes, caracterizados como raios de Sol, em alusão ao nome do espaço.

O novo conceito da praça inclui o monumento “Eu Amo Goiânia”, elaborado com letras caixa alta em chapa metálica com pintura eletrostática nas cores vermelha e branca e os raios, que foram divididos em quatro ambientes: um anfiteatro com arquibancada em alvenaria revestida de granito; um parque infantil com piso em placas de borracha anti-impacto e drenante, com brinquedos adaptados para crianças com deficiência; uma academia ao ar livre com equipamentos de ginástica adaptados aos portadores de necessidades especiais; e um espaço reservado para os animais de estimação, denominado pet place, com equipamentos para atividade física, lazer e adestramento dos animais.

O presidente da Companhia de Urbanização (Comurg), Edilberto Dias, afirma que as equipes do órgão trabalham em dois turnos para concluir os últimos reparos. Ele afirmou que a instalação de todo piso de concreto drenante e de borracha já foi concluída. A iluminação está em fase de testes e o paisagismo também está na última etapa. Na parte de jardinagem, 2.578 metros quadrados de Grama Esmeralda foram plantadas, 4.284 mudas de Grama Pelo de Urso, Grama Amendoin, Grama São Carlos, Grama Santo Agostinho, além de mudas de árvores como Ipê Amarelo, Bauhinia, Jacarandá Mimoso e Cássia Chuva-de-Ouro.

A praça também recebeu novas mudas de Palmeiras Jerivá e mudas ornamentais de Trapoeraba, Alpinia, Moreia, Mini Camará. Também foram plantadas mudas de Cipó – Alho, Sete – Léguas, Heliconia, Moréias, Sálvia Vermelha e Hera Roxo. Para manter a irrigação das plantas, a Comurg expandiu a malha hidráulica da praça. Novos pontos de engate rápido para irrigação via minipoço-artesiano foram instalados.

A Praça do Sol é uma das principais da região e recebe todos os domingos a Feira do Sol, conhecida nacionalmente pela variedade de mercadorias comercializadas. Neste período de obras, a feira está sendo realizada nas ruas 13 e João de Abreu. A mudança foi feira a partir de decisão acordada entre os feirantes e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

Após a conclusão da obra, a feira passará a funcionar somente nas calcadas que contornam a praça, alargadas em um metro e meio com novos pontos de energia subterrânea, adequadas para receber os feirantes. O local também recebe novas vagas de estacionamento, com espaço reservado para idosos e pessoas com deficiência. “A requalificação da Praça do Sol atende o modelo de sustentabilidade e será o novo cartão postal da cidade”, finalizou Dias.

Tópicos