Goiânia

Obra na Rua 90 pode ser concluída no sábado (30)

Intervenções para receber o BRT estão atrasadas por conta das chuvas, mas via deve ser liberada

Cidades

Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 27/11/2019 às 10:29:57

Rua 90 deve ser concluída (Foto: Prefeitura de Goiânia| Divulgação)
Rua 90 deve ser concluída (Foto: Prefeitura de Goiânia| Divulgação)

O motorista goianiense recebe uma boa notícia: a obra da  Rua 90 deve ser concluída no próximo sábado (30), mas a via só deve ser liberada uma semana depois. A promessa é do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos. Segundo ele, a umidade necessária para a preparação da base para o assentamento do asfalto, em torno dos 6% ou 7%, foi atingida durante a noite de terça-feira (26), o que permitiu a conclusão da etapa. A partir de então, os asfaltamento poderá ser realizado. No entanto, o trânsito de veículos pesados ficará restrito.

De acordo com o secretário, o atraso na entrega da obra, que era prometida para a semana final de novembro, se deu por conta de interferências de empresas de telefonia na região e por causa das chuvas. Conforme ele explica, a umidade do período chuvoso acabou se tornando um obstáculo para obtenção do mencionado percentual ideal de umidade para a base asfáltica. Como nesta semana o volume de chuva reduziu, os trabalhadores conseguiram fazer a intervenção. “Não há risco de uma nova chuva impedir os avanços da obra. Agora já está tudo seguindo para os finalmente”, explica.

Por outro lado, há ainda o período de cura do asfalto, por isso a restrição a veículos pesados de rodarem na região. Os veículos com mais peso podem chegar próximo a resistência máxima suportada, o que pode provocar microfissuras no projeto ou desgastes na parte superior da pista. No entanto, após a liberação da pista, a promessa da Prefeitura é que o trânsito vá melhorar. Antes das intervenções, segundo dados do Paço, 100 mil veículos circulavam na região por dia.

No sábado passado, foi feita a compactação do piso da parte Sul da trincheira e no domingo foi concluída a caixa de passagem da galeria de águas pluviais e aplicada a emulsão asfáltica na pista, em preparação para a concretagem final do pavimento, que deve ser feita até a sexta-feira (29).

A obra integra o sistema do BRT e tem o intuito de agilizar o fluxo nas regiões Sul e Central e custou R$ 10 milhões. De acordo com o Paço, 120 mil usuários diários do transporte coletivo serão beneficiados.

Trincheira

Quanto à ponte do complexo da Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, a liberação deve ser em 10 meses, segundo a previsão do secretário. O trânsito deve ser liberado nos dois sentidos, mas ainda haverá intervenção para a conclusão da rotatória e da trincheira de acesso à Marginal Botafogo.