DESCONHECE

“Nunca nem estudei para descobrir o que é”, diz Pazuello sobre AI-5

"História que julgue. Isso é passado, acabou", afirmou o ministro sobre ato que ampliou a repressão na ditadura militar


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 17/07/2020 às 17:59:28

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Em entrevista à revista Veja, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse não saber o que foi o Ato Institucional nº 5 (AI-5). “Nasci em 1963, não sei nem o que é AI-5, nunca nem estudei para descobrir o que é. A história que julgue. Isso é passado, acabou.”

A resposta veio após a revista perguntar se ele via alguma ameaça à democracia. “Zero. As manifestações de rua são o exemplo claro de que a democracia vive sua plenitude”, afirmou antes da declaração de desconhecimento.

“A nossa guerra agora é contra a corrupção, contra o aparelhamento de uma estrutura complicada de muitos anos que a gente herdou em todos os órgãos”, continuou na mesma pergunta.

AI-5

O quinto ato institucional, decretado em 1968 pelo governo militar (durante a ditadura militar), autorizava, por exemplo, ao presidente da República, sem apreciação judicial, a decretar o recesso do Congresso Nacional; intervir nos estados e municípios; cassar mandatos parlamentares; suspender, por dez anos, os direitos políticos de qualquer cidadão; etc. Ele foi emitido em 13 de dezembro daquele ano pelo presidente Costa e Silva.