Parcerias

Novos prefeitos do PMDB afirmam que buscarão parceria com Marconi

Principais prefeitos do partido afirmam que procurarão o governador para celebrar convênios para realização de obras e serviços em seus municípios




Os novos prefeitos eleitos pelo PMDB pretendem realizar parcerias com o governador Marconi Perillo viabilizar obras e serviços em seus municípios. Em entrevistas, os prefeitos eleitos de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e de Formosa, Ernesto Roller, que afirmaram que, passadas as eleições, é preciso deixar as diferenças partidárias e políticas e de lado em prol do bom andamento das administrações.

“Os prefeitos eleitos do PMDB em Goiás demonstram claro interesse em realizar parcerias com o governo estadual para atender as demandas de seus municípios por obras e serviços”, afirmou o prefeito de Aparecida o Giro, que reproduz as declarações de Mendanha e Roller. “Tenho e vou manter boa relação com o governador Marconi Perillo, como o prefeito Maguito Viela sempre manteve em suas administrações”, afirma o prefeito eleito de Aparecida, em referência à pareceria entre o Estado e o município da região metropolitana de Goiânia.

O prefeito eleito de Formosa afirmou ao Giro que “temos claro interesse em construir um bom relacionamento administrativo e fazer várias parcerias com o governo estadual para atendermos muitas demandas da população”. Ernesto Roller afirmou na entrevista a Jarbas Rodrigues Jr. que “a política eleitoral passou, temos de desenvolver agora políticas públicas”. O resultado das eleições municipais mostra que o PMDB, principal partido de oposição em Goiás perdeu espaço nos municípios, elegendo 50% menos prefeitos que no pleito anterior, em 2012.

Em entrevistas recentes, o governador Marconi Perillo afirmou que manterá o Governo de Goiás “sempre aberto às parcerias com todos os 246 municípios do Estado, independentemente da filiação partidária de seus prefeitos”. “Só não fará parceria administrativa com a nossa administração o prefeito que não quiser”, afirmou o governador em entrevistas a diferentes veículos de comunicação. “Vamos continuar fazendo um governo republicano, voltado para a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse Marconi. “Governamos para cuidar bem das pessoas, é com esse princípio que definimos todas as políticas e ações de governo”, disse Marconi.

O resultado das eleições municipais mostra que os partidos da base do governo Marconi Perillo elegeram os prefeitos de 77% dos 244 municípios de Goiás onde a disputa foi decida no primeiro turno – Goiânia e Anápolis elegem seus prefeitos em segundo turno, neste domingo, 30. Principal partido da coalizão estadual, o PSDB, partido do governador, foi o que mais elegeu prefeitos – 77. O PSDB elegeu 35 prefeitos a mais que o PMDB, que venceu em 42 municípios.

A base aliada de Marconi conquistou as prefeituras da maioria dos grandes municípios do Estado: elegeu os prefeitos de 9 dos 15 maiores municípios do Estado – em dois, Goiânia e Anápolis, haverá segundo turno com participação da coalizão. A base venceu em Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Trindade, Novo Gama, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí e Planaltina.