Do Mais Goiás

Novos conselheiros tutelares são empossados, em Goiânia

De acordo com a legislação, o conselho tutelar tem como principal intuito garantir a estrutura de funcionamento

Polícia encontra adolescente mineiro que estava desaparecido em Goiânia
Polícia encontra adolescente mineiro que estava desaparecido em Goiânia

Ao todo, 1.310 novos conselheiros tutelares tomaram posse nesta sexta-feira (10), em Goiânia. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Para a capital são 30 profissionais. Os mandatos são quatro anos.

De acordo com a legislação, o conselho tutelar tem como principal intuito garantir a estrutura de funcionamento. Ao Estado de Goiás cabe capacitação dos monitoramento do serviço de proteção à criança e ao adolescente.

O presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Agnaldo Lourenço Filho, falou da responsabilidade que os nomeados assumem. “Ser conselheiro não é cargo. É missão” diz. Segundo Lucia Vânia, secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, ser conselheiro é uma missão sagrada.

Uns dos temas abordados nas oficinas é o abuso sexual de criança e adolescente; segundo a secretária, esse é o principal desafio que os novos conselheiros de Goiânia podem enfrentar. “É inaceitável que, diariamente, tenhamos três, quatro casos de abuso sexual de crianças e adolescentes na Grande Goiânia”, afirmou.

*Tatiele Escobar, para o Mais Goiás