Professores

Novo piso para professores será anunciado na próxima quarta-feira

O reajuste deve ficar entre 12% e 14%.





//

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, irá anunciar o novo valor do piso nacional dos professores do ensino básico na próxima quarta-feira (7/01). O reajuste deve ficar entre 12% e 14%.

Na sexta-feira (2/01), o ministro reuniu-se com secretários estaduais e municipais de educação, além de representantes de sindicatos. Como o reajuste é determinado por lei, não há como a nova equipe econômica tentar evitá-lo. Calcula-se que os cortes no Orçamento da União e o ajuste fiscal para o ano que vem ficarão em torno de R$ 100 bilhões.

Depois de anunciar o piso, Cid Gomes divulgará na segunda semana de sua gestão o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em seguida, fará o anúncio da abertura das matrículas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

O calendário de eventos do novo ministro foi acertado na segunda-feira (29/12) com o ministro Henrique Paim, que deixou o cargo na quarta-feira (31/12).