Nova Veneza em clima italiano neste final de semana

Com expectativa de receber 100 mil pessoas, neste ano as novidades são o vinho, a pizza e três Cantinas da Nonna

(Foto: Divulgação)Muita música e comida italiana. Assim estará Nova Veneza até domingo, dia 8, quando acontece a 10ª edição do Festival Italiano Gastronomia e Cultura Nova Veneza. Com expectativa de receber 100 mil pessoas, neste ano as novidades são o vinho, a pizza e três Cantinas da Nonna. O evento começou na última quinta-feira (5/06), e está sendo realizado na Praça da Matriz da cidade, que fica a 29 quilômetros de Goiânia.

Nesta sexta-feira (6/06), às 20 horas, tem jantar na Cantina da Nonna e várias apresentações culturais, artísticas e musicais. Às 21 horas é o momento do 6º Baile de Máscaras: Carnavale di Venezia, com apresentação do grupo Musical Finestra del Coure, de São Paulo.

No sábado, às 20 horas, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina fará apresentação, que no domingo será às 11 horas. A festa é a pioneira dentre os festivais gastronômicos goianos e em todas as suas edições recebe o apoio do Governo do Estado que, neste ano, destinou R$ 300 mil para investimentos em infraestrutura.

Graça Maria Stival faz parte do Grupo de Nonnas de Nova Veneza. Vestida a caráter, ela e outras descendentes de italianos passeiam pelo evento levando um pouco mais do clima da Itália. Graça, que é moradora de Nova Veneza, participa do festival desde a primeira edição, em 2003. “Foi um resgate da cultura dos imigrantes. Nova Veneza está no cenário nacional com bons olhos”. No evento, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouquinho mais da cultura italiana estando no coração do Brasil.

CIRCUITO GASTRONÔMICO GOIÁS

Além de apoiar o festival de Nova Veneza, o Governo de Goiás, através da Goiás Turismo, tem realizado eventos de gastronomia por todo o estado com o Circuito Gastronômico Goiás. As cidades de Goiás e Pirenópolis já foram contempladas. O evento ainda será realizado, neste ano, em Alto Paraíso, Caldas Novas, Trindade e Goiânia.

Lançada em maio deste ano, a proposta do Circuito é provocar nas pessoas, principalmente na população goiana, o interesse, o gosto e a necessidade de conhecer o potencial e a identidade cultural. O visitante faz um passeio pelas diferentes áreas da culinária, desde a degustação de bebidas ao preparo de pratos típicos e ainda participa de oficinas e palestras.