Do Mais Goiás

Nova unidade de atendimento ao idoso é inaugurada no Setor Norte Ferroviário

Centro oferece atividades laborativas, aulas de dança e coral, inclusão digital e trabalhos manuais

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugurou nesta terça-feira (29/3) a quarta unidade de atendimento às pessoas da terceira idade: o Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário. A festa de inauguração teve culto ecumênico, apresentações de música e dança, além de um café da manhã. O novo Centro de Idosos funciona na Avenida do Contorno, esquina com a Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, e oferece atividades laborativas, aulas de dança e coral, cursos de contação de histórias, inclusão digital (noções de digitação, edição de texto e internet) e trabalhos manuais – artesanato e reciclagem.

De acordo com a diretora geral da OVG, Eliana França, o Centro de Convivência Norte Ferroviário vem ampliar os benefícios proporcionados pelo Complexo Gerontológico Sagrada Família, o Centro de Convivência Vila Vida e o Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais. “A população está envelhecendo e percebemos que nossos idosos estão cada vez mais sozinhos, muitos sofrem de depressão e em espaços como este, eles são estimulados o tempo todo, seja por meio da dança, música, artesanato. E o mais importante, eles interagem com outras pessoas e isso proporciona mais qualidade de vida”, pontuou.

A vice-presidente de honra da Organização, Fabrina Müller, diretoras da OVG, Eliana França (Geral), Helca Nascimento (Ações Sociais), Kelen Belucci (Bolsa Universitária), chefe do Departamento de Apoio Social ao Idoso, Maria Aparecida Ferreira, e a gerente da unidade, Helena Borges, participaram do evento.Inauguracao 2

As aulas

O aposentado Antônio Domingos Pereira, 67 anos, já fez a inscrição e está ansioso para participar das aulas de inclusão digital. “Nunca é tarde para aprender. Os filhos nem sempre têm tempo de ensinar e nos dias de hoje é importante ter noção sobre internet, digitação. Agora encontrei o lugar certo”, afirmou.

“É gratificante constatar a satisfação dessas pessoas de poder participar dessas atividades, criar novos relacionamentos, amizades e de se integrar à vida da comunidade. Essa nova unidade vem para somar e consolidar a longa trajetória de ação social da OVG, uma instituição que se tornou referência no atendimento ao idoso”, destacou Fabrina Müller.

Participaram como atrações da festa de inauguração os cantores Xexéu e Pedro Libb, além de grupos de frequentadores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e dos Centros de Convivência Vila Vida e Cândida de Morais.

Inscrições

Para participar das atividades é necessário ter 60 anos ou mais, autonomia funcional (independência), apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e cópia do comprovante de endereço. Para se inscrever é preciso que o idoso possua renda mensal de até um salário mínimo. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Centro de Convivência, das 7 às 12 e das 13 às 17 horas.