Do Mais Goiás

Nos EUA, vacinados totalmente estão livres de máscara e distanciamento

Novas regras foram publicadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nesta quinta

EUA vacinaram 600 mil adolescentes entre 12 e 15 anos na semana passada
Nos EUA, vacinados totalmente estão livres de máscara e distanciamento (foto: Claudivino Antunes)

Pessoas que tomaram todas as doses das vacinadas contra a Covid-19 nos Estados Unidos – e aguardaram o prazo de segurança para o efeito – não precisaram mais utilizar máscaras ou manter distanciamento social, mesmo em locais fechados. As novas regras foram publicadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, nesta quinta (13).

Em conferência na Casa Branca, nesta quinta, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, deu a boa notícia. “Se você está completamente vacinado, pode começar a fazer coisas que parou de fazer por causa da pandemia.” Segundo ela, este anúncio é “poderoso e animador”.

Nos EUA, 35% dos mais de 330 milhões de habitantes já foram totalmente vacinados. O número representa 45% de toda a população com mais de 18 anos. Ou seja, são cerca de 118 milhões de pessoas imunizadas completamente.

Além disso, outros 46% já receberam ao menos uma dose – 59%, se pensar somente nos adultos com mais de 18 anos. O país, destaca-se, utiliza as vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson. A da Johnson, inclusive, só precisa de uma aplicação.