FolhaPress

Navio naufraga com 18 tripulantes no Golfo do México

Até a última atualização, apenas seis pessoas foram resgatadas

Navio naufraga com 18 tripulantes no Golfo do México
Navio naufraga com 18 tripulantes no Golfo do México (Foto: Reprodução/Twitter)

Seis pessoas foram resgatadas após um barco comercial com 18 pessoas ter naufragado durante uma tempestade, ocorrida na tarde de ontem (13), no Golfo do México, informou o jornal The New York Times. Outros 12 tripulantes da embarcação seguem desaparecidos.

O barco elevador com cerca de 39 metros de comprimento naufragou a cerca de 12 km do Porto Fourchon, localizado no estado norte-americano da Louisiana. Após o naufrágio, um porta-voz da Seacor Marine, especializada em transporte marítimo, confirmou que a embarcação pertencia à empresa.

A notificação de emergência foi atendida pela Guarda Costeira dos EUA, via rádio, por volta das 16h30 (horário local). De acordo com um relatório do incidente, “várias tripulações” captaram a mensagem de socorro e foram até a localização do barco para ajudar os náufragos.

Quatro pessoas foram tiradas da água pelas tripulações solidárias. Dois navios da Guarda Costeira também entraram em cena e salvaram uma pessoa cada um.

Desde o resgate de seis dos 18 tripulantes, quatro navios da Guarda Costeira contam com o apoio de quatro navios civis para localizar o restante dos desaparecidos. Há também o suporte do hidroavião Ocean Sentry que tenta avistar os tripulantes perdidos.

O chefe da área de Nova Orleans do Serviço Nacional de Meteorologia, Benjamin Schott, disse à NBC News que um fenômeno denominado ‘wake low’ (acordar baixo, em português), que ocorre quando há diminuição do ar quente na atmosfera, causou ventos de 112 a 128 km/h, deixando o mar agitado na tarde de ontem.

Embora acidentes sejam cada vez mais incomuns, ainda há perigos associados ao transporte comercial. De acordo com o AGCS Safety and Shipping Review 2020, um total de 951 navios foram perdidos nos últimos 10 anos.