Da Redação
Do Mais Goiás

Naiara Azevedo: Conselho de Enfermagem emite nota de repúdio à música ‘Boqueira’

Na faixa, a sertaneja e Gil Mendes cantam: "o meu desejo é que ele pegue uma boqueira / e que a rapariga não seja enfermeira"

Naiara Azevedo e Gil Mendes: Conselho de Enfermagem emite nota de repúdio à música Boqueira

O Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB) publicou uma nota de repúdio à música Boqueira, interpretada pelas cantoras Gil Mendes e Naiara Azevedo. O documento foca nesta parte da letra da canção: “o meu desejo é que ele pegue uma boqueira / e que a rapariga não seja enfermeira”.

Boqueira é parte do DVD de Gil Mendes, Imagine Aí.

Segundo o Conselho, as artistas associaram a profissão a uma “imagem pejorativa”. O texto também sublinha que, com Boqueira, Naiara Azevedo e Gil Mendes, reforçam uma “cultura machista e misógina perpetrada no Brasil por muitos anos”.

A letra da música reduz o trabalho realizado pelas profissionais de enfermagem, incitando o preconceito contra as enfermeiras. Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, as pessoas se utilizem deste tipo de manifestação de pensamento que ofende publicamente uma coletividade de mulheres enfermeiras

O que dizem Naiara Azevedo e Gil Mendes?

No Instagram, Gil Mendes afirmou que ainda está “tentando entender tudo o que está acontecendo, vendo comentários, vendo a revolta, vendo até onde as pessoas vão com essa história”. A cantora pediu para que as pessoas ouçam e endentam a canção antes de julgar.

A artista afirmou ainda que entende a importância dos enfermeiros, tem amigos que escolheram esta profissão e que, inclusive, prestou vestibular para Enfermagem. “Jamais iria […] fazer uma coisa sabendo que a gente tem a internet, [jamais] eu iria gravar uma canção que fosse, no meu ponto de vista, tivesse agredindo vocês”, falou.

“Quero me desculpar se foi isso que vocês entenderam. Eu não cantaria uma música que falasse de nenhuma profissão, rebaixando ninguém. Jamais eu nem Naiara [Azevedo] ou qualquer pessoa, se entendesse que era assim, não ia gravar”

Naiara Azevedo se pronunciou através da assessoria de imprensa. Em nota enviada ao E+, a equipe da sertaneja afirmou que ela “foi apenas convidada” por Gil Mendes para gravar a faixa.

Boqueira não é autoria de Naiara Azevedo e nem foi lançada pela cantora em questão

Ouça Boqueira:

*com informações do Estadão