Interior

Na Cidade de Goiás, varal solidário ajuda quem tem frio

Desde segunda-feira (21), um varal foi instalado na Praça do Rosário, no Centro, estimula a população local a doar agasalhos e cobertores a quem precisa

Cidades

Thais Lobo
Do Mais Goiás | Em: 24/05/2018 às 18:41:00

Foto: Leitor/ Mais Goiás
Foto: Leitor/ Mais Goiás

Uma iniciativa solidária do grupo espírita Chico Xavier está dando o que falar na Cidade de Goiás. Desde segunda-feira (21), um varal foi instalado na Praça do Rosário, no Centro, com a seguinte instrução: ‘quem tem põe, quem não tem tira”.

A ideia, segundo um dos organizadores, Aurécio Oliveira Lobo, é que a população doe roupas, casacos e cobertores a quem precisa. Esses, podem se beneficiar da ação solidária escolhendo o que quiser no varal. “A nossa intenção é estimular a solidariedade de quem coloca a roupa no varal e uma certa responsabilidade de quem pega”, explica.

Aurécio conta que viu um varal semelhante na Câmara Municipal de Goiânia e, com a chegada do frio, teve a ideia. Ele conta que, no início, teve medo de que alguém levasse todas as doações, mas isso não aconteceu. “Foi uma surpresa agradavel, as pessoas estão pegando só que precisa mesmo.”

O varal fica exposto 24 horas por dia, e ainda de acordo com Aurécio, nenhum prejuízo ou problema foi registrado até o momento. A ação solidária deu tão certo e foi tão bem recebida pela comunidade que os organizadores tiveram que ampliar o número de varais, que passou de um para três. Agora, o grupo espírita já está pensando em colocar mais um varal em outro ponto da cidade. “A nossa intenção não é só nós fazermos outro varal, mas quem quiser comprar a ideia e usar, pode ficar à vontade. Queremos que essa ideia se propague”, frisa.

Com o sucesso dessa primeira empreitada, o grupo também quer ampliar seu leque de ações solidárias. “Agora queremos viabilizar uma geladeira solidária”, adianta Aurécio.

Confira a evolução das doações:

1º Dia – Segunda-feira (21)

No primeiro dia, o varal começa, timidamente, a receber doações | Foto: Arquivo pessoal

2º dia – Terça-feira (22)

No segundo dia, as doações aumentam e um segundo varal é montado | Foto: Arquivo pessoal

4º dia – quinta-feira (24)

Hoje, um terceiro varal foi montado para receber as doações | Foto: Arquivo pessoal