Direitos Humanos

Mutirão de Retificação de registro de pessoas trans será realizado a partir desta terça (18)

Atendimento é gratuito; Para participar os interessados devem apresentar as certidões originais e cópias de nascimento ou casamento atualizadas, além da carteira de identidade, CPF, e comprovante de endereço


Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 17/02/2020 às 12:19:15

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia)
(Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia)

Um mutirão será realizado nestas terça e quarta-feira (18 e 19/2), pela Prefeitura de Goiânia, para auxiliar pessoas trans que queiram alterar prenome e gênero no registro civil. A ação acontecerá na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), que fica na Rua 99, número 66, Setor Sul, entre as 8h e 17h.

O atendimento é gratuito. Para participar, os interessados ou interessadas devem apresentar as certidões originais e cópias de nascimento ou casamento atualizadas, além da carteira de identidade, CPF, e comprovante de endereço. O ativista militante John Maia considera a ação “muito positiva”. “Para população trans esse mutirão é maravilhoso, pois nem todas as pessoas tem condições de fazer a retificação e também não sabem dos seus direitos. Além disso deixam de fazer a retificação por não serem bem recebidas (os) nos lugares”, completa.

John reitera que o mutirão evitará constrangimentos para a população trans: “A prefeitura juntamente com outros órgãos fazendo este mutirão tem todo o preparo pra não causar nenhum tipo de constrangimento num momento tão especial que é a retificação a mudança de registro de prenome e gênero. Isso é um sonho, um momento muito esperado por muitos e não tem coisa melhor do que você ver no papel o seu nome como você se identifica”.

De acordo com John, além dos registros, o mutirão terá rodas de conversa sobre saúde e assuntos jurídicos. O mutirão é realizado pela SMDHPA, por meio da superintendência LGBT com apoio da Defensoria Pública do Estado de Goiás e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), que também disponibilizará vagas no atendimento odontológico na rede municipal.